search
Título

Longevidade e bem-estar: como viver mais e melhor?

Cuidados e Bem-estar
Longevidade

Por Cuidados Pela Vida

8 de maio de 2023

Como funciona o processo de envelhecimento?

Viver por mais tempo é um desejo que todos têm e, acima de tudo, viver com saúde e qualidade, aproveitando melhor a vida depois dos 60 anos. O envelhecimento é um processo contínuo, gradual de alterações naturais que começam na idade adulta. Durante o final da idade adulta, muitas funções corporais começam a declinar-se gradualmente.

Saber envelhecer é um aprendizado que começa desde criança tendo hábitos saudáveis de vida que devem ser mantidos por toda a vida.

As pessoas não ficam velhas ou envelhecem em uma idade específica. Na legislação brasileira é considerada idosa uma pessoa que tenha 60 anos ou mais de idade. A razão foi baseada na história, não na biologia. Essa idade é próxima à idade em que a maioria das pessoas em sociedades economicamente avançadas se aposenta.

Estudos demonstram que a partir dos 40 anos de idade, aproximadamente, o corpo humano já começa a apresentar alguns sinais de “desgaste”. O organismo vai se tornando mais lento em suas reações, ocorrendo uma diminuição da capacidade funcional.

O envelhecimento, antes considerado um fenômeno, hoje, faz parte da realidade da maioria das sociedades. O mundo está envelhecendo. Tanto isso é verdade que estima-se para o ano de 2050 que existam cerca de dois bilhões de pessoas com sessenta anos ou mais no mundo, a maioria delas vivendo em países em desenvolvimento.

Em torno de 30 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais, o que equivale a 14% da população total do Brasil em 2020. As projeções apontam que, em 2030, o número de pessoas idosas superará o de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos em aproximadamente 2,28 milhões. Em 2050, a população idosa representará cerca de 30% da população brasileira, enquanto as crianças e os adolescentes representarão apenas 14%.

A expectativa de vida da população brasileira tem aumentado: segundo o IBGE, em 2019, o brasileiro vivia em média, até os 76,6 anos. Em 2020, a expectativa passou de 72,8 para 73,1 anos para homens e de 79,9 para 80,1 anos para mulheres. Esse crescimento representa uma importante conquista social e resulta da melhoria das condições de vida, com ampliação do acesso a serviços médicos preventivos e curativos, avanço da tecnologia médica, ampliação da cobertura de saneamento básico, aumento da escolaridade e da renda, entre outros determinantes:

Alguns fatores que influenciam a expectativa de vida:

– Hereditariedade: a hereditariedade influencia se uma pessoa desenvolverá ou não um distúrbio, assim como ela pode ter genes que protegem contra certos tipos de câncer entre outras doenças.

– Estilo de vida: evitar fumar, não abusar de drogas e álcool, manter peso e dieta saudáveis, praticar atividade física e realizar a vacinação e os exames preventivos recomendados ajudam a pessoa a funcionar bem e a evitar doenças.

– Exposição a toxinas no ambiente: estas substâncias tóxicas são produzidas por meio de pesticidas, poluição de automóveis e por resíduos de indústrias. Esta exposição pode encurtar a expectativa de vida mesmo entre as pessoas com a melhor composição genética.

– Cuidados com a saúde: realizar exames de prevenção e acompanhamento médico regular são importantes para manter a qualidade de vida e ajudar a aumentar a expectativa de vida.

O envelhecimento é um processo natural comum aos seres humanos, o qual compromete progressivamente aspectos físicos e cognitivos. Segundo a OMS, a terceira idade tem início entre os 60 e 65 anos. No entanto, esta é uma idade instituída para efeitos de pesquisa, já que o processo de envelhecimento depende de três classes de fatores principais: BiológicosPsíquicos e Sociais:

– Idade Biológica: está ligada ao envelhecimento orgânico. Cada órgão sofre modificações que diminuem o seu funcionamento durante a vida e a capacidade de auto regulação torna-se também menos eficaz;

– Idade Social: refere-se ao papel, aos estatutos e aos hábitos da pessoa, relativamente aos outros membros da sociedade. Esta idade é fortemente determinada pela cultura e pela história de um país;

– Idade Psicológica: relaciona-se com as competências comportamentais que a pessoa pode mobilizar em resposta às mudanças do ambiente. Inclui a inteligência, memória e motivação.

Como ter um envelhecimento saudável?

Para que tenhamos um envelhecimento saudável precisamos tomar alguns cuidados ao longo da vida que farão muita diferença na forma que iremos trilhar o processo de envelhecer. Esses cuidados estão voltados à saúde do corpo e da mente, por isso exercícios físicos e mentais são fundamentais para que tenhamos o envelhecimento ativo e saudável.

Muitos são os benefícios que a prática do exercício pode trazer, por favorecerem tanto o gasto de energia e calorias, como o bem-estar mental e social. Abaixo alguns exemplos:

– Caminhada (trabalha a respiração e a circulação sanguínea);

– Hidroginástica (desenvolve coordenação motora);

– Dança (diminui bloqueios emocionais e ajuda na mobilidade);

– Alongamento (trabalha a flexibilidade e o controle de dores);

– Natação (melhora a frequência cardíaca e a função respiratória).

Exercitar a mente também é muito importante:

O cérebro é como os músculos, se não exercitar, ele não se desenvolve. Portanto, aqui vão algumas dicas para exercitar a memória:

– Faça palavras cruzadas, dando preferência as de fácil execução;

– Faça uma lista de compras e guarde-a na bolsa. Tente comprar tudo sem consultar a lista e depois compare para ver se faltou alguma coisa;

– Mantenha hábitos afetivos saudáveis, ou seja, namore, curta os amigos e a família;

– Participe de jogos que envolvam raciocínio;

– Mantenha-se ativo fazendo trabalhos manuais, visitas, cursos, etc;

A causa do envelhecimento

O envelhecimento é um fenômeno complexo que envolve inúmeros fatores, o que consequentemente, provoca a elaboração de várias hipóteses e teorias voltadas para explicar esse processo. Pela variedade de teorias fica evidente a falta de um consenso sobre os conceitos básicos que poderiam explicar o fenômeno biológico do envelhecimento, apesar de ser um processo palpável e visível.

Dentre as várias teorias do envelhecimento, nas últimas décadas, tem-se dado maior atenção à Teoria dos RLs (Radicais Livres), isto é, sobre a atuação destas espécies reativas e seus efeitos nocivos no organismo, enfocando principalmente a ação destes, no envelhecimento. Os Radicais Livres são moléculas liberadas pelo metabolismo do corpo com elétrons altamente instáveis e reativos, que podem causar doenças degenerativas de envelhecimento e morte celular.

Abaixo temos alguns fatores negativos para o envelhecimento:

– Falta de hidratação: além de beber dois litros de água por dia, é importante utilizar hidratantes e máscaras nutritivas para o corpo.

– Alimentação inadequada: o consumo em excesso de produtos industrializados ou com grande quantidade de açúcar, além de prejudicar a saúde e o bem-estar, é uma das principais causas do envelhecimento.

– Sono de má qualidade: não basta apenas dormir oito horas por noite se o sono não tiver qualidade. Acordar diversas vezes, dormir tarde demais, manter a televisão ou o computador ligado são fatores que atrapalham o descanso adequado do corpo.

– Sedentarismo: o sedentarismo é a porta de entrada para outros itens desta lista, como má alimentação, estresse e sono de má qualidade. A prática regular de exercícios físicos ajuda a proteger os músculos, melhorar a circulação e fortalecer a respiração;

– Estresse: fatores emocionais afetam diretamente a saúde. E não é diferente com relação ao estresse. Além de impactar o sono e estimular a compulsão alimentar (em alguns casos), o estresse provoca o surgimento de rugas e linhas de expressão.

– Fotoenvelhecimento: a exposição prolongada aos raios solares, e mesmo às luzes artificiais, pode trazer danos permanentes à pele. Para uma proteção eficaz, é preciso utilizar protetor solar todos os dias, mesmo em tempo nublado, e reaplicá-lo a cada quatro horas.

– Tabagismo: a nicotina, presente nos cigarros, é um dos fatores da vasoconstrição, que somada a outras substâncias presentes na própria fumaça do cigarro dificulta a passagem do sangue. Assim como outros órgãos do corpo, a pele também sofre com isso, resultando tanto no aspecto opaco e ressecado.

Cuidados que podem ajudar no envelhecimento saudável

 A pele é o órgão que mais reflete os efeitos da passagem do tempo, sua saúde e sua aparência estão diretamente relacionadas aos hábitos alimentares e ao estilo de vida escolhido.

A radiação ultravioleta, o excesso de consumo de álcool, o abuso de tabaco e a poluição ambiental, entre outros, são fatores que “aceleram” o trabalho do relógio biológico provocando o envelhecimento precoce. Além disso, o aumento do peso corporal e dos níveis de açúcar no sangue também colabora para a corpo envelhecer antes do tempo.

Assim como a face, o corpo também passa pelo mesmo processo de envelhecimento. Os efeitos são mais intensos nas áreas expostas como, por exemplo, mãos, braços, colo e pescoço.

Conforme o corpo vai diminuindo a produção de colágeno, a flacidez corporal se torna uma das características mais comuns do envelhecimento.

Para evitar o envelhecimento corporal é importante:

– Praticar atividades físicas;

– Equilibrar a alimentação e manter o corpo hidratado.

– Não esquecer do protetor solar para o corpo, isso é fundamental.

– As práticas corporais são reconhecidas como importante estratégia de promoção da saúde e prevenção de doenças na população idosa. Os resultados sugerem que o método é eficaz e traz benefícios para a capacidade funcional e qualidade de vida das pessoas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

https://bvsms.saude.gov.br/envelhecimento-saudavel/

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/boletim_tematico/saude_idoso_outubro_2022-1.pdf

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/outubro/envelhecimento-saudavel-acompanhamento-em-todas-as-fases-da-vida

https://www.sbd.org.br/doencas/envelhecimento/

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-11/ibge-esperanca-de-vida-do-brasileiro-aumentou-311-anos-desde-1940

https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/quest%C3%B5es-sobre-a-sa%C3%BAde-de-pessoas-idosas/o-envelhecimento-corporal/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-oenvelhecimento#:~:text=O%20envelhecimento%20%C3%A9%20um%20processo,envelhecem%20em%20uma%20idade%20espec%C3%ADfica

http://biblioteca.cofen.gov.br/saude-idoso-contexto-crescimento-populacional-legislacoes/

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/mundo_saude/promocao_saude_qualidade_vida_idosos.pdf

https://cepe.usp.br/tips/o-que-sao-radicais-livres/#

Fries, A. T., & Pereira, D. C. (2013). TEORIAS DO ENVELHECIMENTO HUMANO. Revista Contexto & Saúde, 11(20), 507–514.

Antunes, Priscilla de Cesaro, and Ana Márcia Silva. “Elementos sobre a concepção de Meia-Idade, no processo de envelhecimento humano.” (2013).

Newsletter
Tags
envelhecimento
longevidade
qualidade de vida
terceira idade
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Mulher que prioriza a si mesma envelhece feliz e com saúde

Em pleno século XXI, é impossível pensar em um mundo sem a forte presença feminina. Líderes políticas, empresárias, cantoras, atrizes, médicas, engenheiras, jornalistas, publicitárias, cientistas, atletas. Para cada uma destas áreas, apenas para citar algumas, não faltam nomes de mulheres que se destacam em seus respectivos meios. E para conquistar tantas vitórias e abrir um […]

Artigos
Qualidade de Vida – Dicas para ter uma vida saudável

O que é qualidade de vida? Segundo a organização Mundial da saúde qualidade de vida é “a percepção de um indivíduo sobre seu lugar na vida dentro do contexto da cultura e sistemas de valores em que vive e em relação a seus objetivos, expetativas, padrões e inquietações”. Isso inclui o bem-estar espiritual, físico, mental, […]

Artigos
Como evitar que o uso de eletrônicos impacte na qualidade de vida?

Na atualidade, a tecnologia estabeleceu conexões entre todos. Ela permeia o ambiente de trabalho, o lar e até mesmo os momentos de recreação. É inegável que a internet, computadores, telefones e outros dispositivos contribuem significativamente para simplificar a vida. Agilidade na comunicação, otimização do tempo e da eficiência, além da comodidade na execução das atividades […]

Converse com um dos nossos atendentes