AchèAchè
search
Título

Qual a relação da imunidade com as crises de asmas?

Baixa Imunidade

Por

19 de outubro de 2023

Uma mudança de temperatura ou uma faxina na casa já podem ser suficientes para desencadear crises em pacientes que sofrem de asma ou bronquite. As doenças que acometem as vias respiratórias podem trazer muitos incômodos, mas uma imunidade fortalecida pode ser um fator-chave para combater o problema. Da alimentação aos medicamentos, existem diferentes meios de evitar a crise e buscar uma vida mais saudável.

Entendendo as diferenças entre asma e bronquite

Apesar de serem comumente confundidas, asma e bronquite são doenças diferentes. “A asma é uma doença de origem genética, que pode ocorrer em qualquer idade, desde a criança até o idoso”, comenta a Maria de Fátima E. Emerson, especialista em alergia e imunologia. Caracteriza-se por uma inflamação das vias aéreas em resposta a alguns estímulos, como exposição à fumaça ou poeira, sendo a falta de ar seu principal sintoma. “Já o termo bronquite foi muito utilizado para designar formas leves de asma. É importante diferenciar da bronquite crônica, uma forma de doença pulmonar obstrutiva crônica, que ocorre em adultos e tem grande relação com o tabagismo”.

Alimentação e exercícios

Vegetais crucíferos, como couve flor e brócolis, alimentos ricos em Vitamina C, fibras, peixe e frutas, são benéficos para esses pacientes. “Uma dieta equilibrada e saudável é ideal como um ganho nutricional”, diz Maria. Esta orientação, no entanto, deve ser personalizada de acordo com as necessidades de cada paciente.

Em relação à prática de exercícios físicos, muitos creditam a natação como uma importante atividade para quem sofre de problemas respiratórios. “A natação fortalece a musculatura respiratória, mas não é um remédio ou um tratamento. É preciso controlar a doença para permitir a prática esportiva plena”, alerta.  A médica ressalta ainda que o próprio cloro da piscina pode agravar sintomas nasais, além do fato de que crises podem ser deflagradas pelo exercício físico.

Hábitos importantes para fortalecer a imunidade

A boa resposta do sistema imunológico depende de vários fatores, como alimentação saudável, hábitos adequados e sono tranquilo. “No caso da asma também contribui o controle dos fatores que possam desencadear ou agravar crises”. Existem ainda medicamentos que agem no fortalecimento da imunidade, contribuindo com a capacidade de defesa do organismo. Os chamados imunomoduladores agem como coadjuvante no tratamento das doenças infecciosas bacterianas ou virais reduzindo suas incidências.

 

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
A prática de esportes na infância pode ajudar a reforçar a imunidade?

Como nos primeiros anos de vida o corpo ainda não se desenvolveu completamente e, por isso, as crianças acabam naturalmente tendo uma imunidade menos desenvolvida. Nesta faixa etária, a frequência de infecções e doenças costuma ser mais alta. Por isso, os pais devem estimular práticas que ajudem a diminuir os riscos à saúde de seus […]

Artigos
Dormir bem é fundamental para a saúde

O sono desempenha um papel vital na boa saúde e no bem-estar durante toda a vida. Ter um sono de qualidade pode ajudar a proteger a saúde mental, a saúde física, a qualidade de vida e a segurança. As consequências do sono deficiente podem ser instantâneas, como um acidente de carro, por exemplo, ou podem […]

Artigos
Quais exames podem mostrar como anda a imunidade do organismo?

O sistema imunológico exerce uma função muito importante para todo o corpo: ele é o responsável por criar a defesa do organismo e mantê-la em funcionamento, combatendo agentes invasores como vírus, bactérias e fungos. No entanto, nem sempre a imunidade funciona da maneira adequada. Quando isso acontece, é possível recorrer a alguns exames para checar […]

Converse com um dos nossos atendentes