AchèAchè
    search
    Título

    Intolerante à lactose, será que “só um pedacinho” faz mal?

    Suplementos

    Por

    Quem é intolerante à lactose com certeza tem algo similar com aqueles que estão passando por algum tipo de dieta. É a famosa frase “só um pedacinho não faz mal”. Afinal, provar apenas uma mordida do doce favorito ou daquele queijo apetitoso não deve provocar tantos desconfortos para quem convive com a intolerância à lactose, certo? Para entender se essa teoria pode ser confirmada, conversamos com especialistas sobre o assunto. Confira!

    Saiba mais sobre o processo de digestão da lactose

    Quantidade de lactose pode variar e o intolerante deve estar atento

    O problema, porém, é que a quantidade de lactose presente em cada alimento pode variar. Inclusive, em um mesmo prato feito em momentos e com receitas diferentes. 

    “A única forma de identificar o quanto o indivíduo suporta é experimentando porções dos diversos alimentos derivados do leite. Porém, a quantidade de lactose de cada porção pode variar mesmo sendo dos mesmos alimentos”, destaca o Dr. Edir Porto, gastroenterologista. 

    Já a nutricionista Adriana Stavro ainda afirma que “a maioria das pessoas com essa condição pode tolerar pequenas quantidades de lactose. Por exemplo, um pouco de leite no café, mas não uma xícara cheia”.

    A especialista lembra que estudos sugerem que o intolerante à lactose pode tolerar até 12g em uma refeição. Além disso, alguns produtos lácteos apresentam baixo teor de lactose quando consumidos sem exageros. 

    Aproveite para conferir algumas sugestões de receitas sem lactose para alegrar o seu cardápio 

    Para ter liberdade, o intolerante à lactose pode aproveitar a suplementação de lactase

    A restrição completa ou mesmo a ponderação permanente da quantidade do alimento não precisa ser uma realidade constante do intolerante à lactose. Com a ingestão prévia de enzima lactase, ele pode experimentar os seus pratos favoritos indo um pouco além do “pedacinho”. 

    Porém, para ter a quantidade recomendada correta para o caso, é preciso consultar previamente o especialista. Além de confirmar o diagnóstico, ele poderá estipular a melhor maneira para o intolerante à lactose lidar com a situação no dia a dia.

    Veja qual profissional pode te ajudar neste processo

     

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes