AchèAchè
    search
    Título

    Intolerante à lactose nas festas de fim de ano: como minimizar os desconfortos?

    Uncategorized

    Por

    Dezembro é o mês das festas de fim de ano e, com elas, as comidas típicas que são tão apreciadas e aguardadas. Enquanto muitos não podem esperar para experimentá-las, o intolerante à lactose acaba preocupado com os desconfortos comuns da condição. Diante disso, o que fazer para tornar esse período divertido sem deixar os pratos que tanto ama de lado?

    Preparo dos pratos deve ser observado pelo intolerante à lactose

    De acordo com o Dr. Edir Porto, gastroenterologista, o intolerante à lactose deve estar ciente dos produtos utilizados e saber como os pratos foram preparados. Afinal, muitas receitas tradicionais possuem leite ou derivados entre os seus ingredientes. 

    “Em geral, as sobremesas preparadas nessas confraternizações são as que possuem maior risco para os intolerantes. Para minimizar esses riscos, eles devem observar sempre nos rótulos se aquele produto tem ou não lactose”, aconselha também a nutricionista Natalia Gomes Pimenta. 

    Para evitar o desconforto, é possível fazer adaptações que agradam não apenas o intolerante à lactose, mas toda a família. 

    “Alimentos sem lactose mantêm o mesmo gosto. Então, sua utilização não afeta o sabor dos pratos”, explica o Dr. Edir Porto. “Atualmente, são produzidos diversos alimentos sem lactose, como leites, iogurtes, manteiga, biscoitos, leite condensado e até panetone”, complementa Natalia. 

    Conheça algumas receitas sem lactose que você pode preparar.

    Não vai se envolver com o preparo? Você não precisa sofrer com desconforto mesmo assim

    Ainda que não esteja envolvido com o preparo dos pratos, o intolerante à lactose pode tomar medidas importantes que evitarão os desconfortos da condição. Afinal, quando é convidado para uma ceia ou vai à uma festa, nem sempre consegue saber o que levou para preparar a refeição. 

    Nesses casos, é aconselhado a ingestão de enzima lactase previamente. O suplemento colabora com a digestão de leite e derivados, minimizando os desconfortos gastrointestinais. 

    Saiba mais sobre a quantidade de enzima lactase recomendada. 

    Porém, o recomendado é a visita prévia ao especialista para entender o nível de intolerância e determinar corretamente as ações para o bem-estar. Tudo para um fim de ano agradável. 

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes