A intolerância à lactose é uma condição que atinge muitas pessoas. Basicamente, ela é a incapacidade que alguns organismos têm de absorver a lactose por conta da baixa produção da lactase. Essa enzima é responsável por quebrar a lactose para que possa ser absorvida corretamente. Por isso não acontecer, os intolerantes passam pelos desconfortos da condição. Porém, fica a pergunta: por que alguns tendem a sofrer mais do que os outros?
Para tentar entender esses aspectos da intolerância à lactose, conversamos com especialistas. Confira agora e saiba mais!
Ausência total ou parcial da produção de lactase é determinante
De acordo com o gastroenterologista, Dr. Edir Porto, é preciso observar a quantidade de produção de enzima lactase do paciente.
“A intolerância pode ser caracterizada pela ausência total ou parcial da enzima. Fazendo, então, com que alguns indivíduos sejam parcialmente intolerantes e apresentando menos sintomas do que aqueles totalmente intolerantes”, explica o médico.
Identificar a intolerância à lactose é o primeiro passo para entender as particularidades de cada condição
Porém, para saber mais sobre as características individuais da intolerância à lactose de cada pessoa, é preciso observar os desconfortos para chegar à suspeita do problema.
De acordo com a nutricionista Adriana Stavro, os problemas começam a aparecer cerca de 30 minutos a duas horas após a ingestão de comidas ou bebidas com leite ou derivados. Dentre os desconfortos mais comuns, estão a diarreia, náusea (e, às vezes, vômito), dores abdominais, inchaço e gases.
Faça o teste e veja se você pode ter intolerância à lactose.
Ao perceber que o seu problema pode verdadeiramente ser a intolerância à lactose, é preciso consultar o especialista e seguir com os testes específicos. Mas não fique preocupado, com a suplementação de enzima lactase, você pode comer seus pratos favoritos minimizando os desconfortos. Entender o grau de intensidade no qual eles atingem você também será importante para determinar a quantidade de suplemento que será necessário para o seu caso. Então, não perca tempo.
Saiba mais sobre a quantidade de enzima lactase recomendada.