search
Título

Herpes: O que fazer?

Herpes
Sintomas

19 de outubro de 2023

O que é herpes1?

O herpes labial é uma doença normalmente causada pelo vírus nomeado como herpes simples 1, caracterizada por irritações na pele, que evoluem para bolhas cheias de líquido, que, se rompidas, viram feridas que podem levar, em casos mais graves, até 14 dias para cicatrizar. É uma patologia viral e de fácil transmissão. Poucos segundos de contato com a pessoa portadora já é o suficiente, porque, depois disso, o vírus permanecerá no organismo. A partir daí, o vírus migra para as células da pele e/ou mucosa, ocasionando as lesões, que, por sua vez, são comuns de aparecerem nos lábios e narinas.

Como evitar2?

A principal forma de contração do vírus é o contato, direto ou indireto. Por exemplo, um beijo na boca ou na bochecha (contato direto) ou usar algum objeto logo após o portador da doença, mesmo não apresentando lesões (contato indireto). Quando não há lesões visíveis do herpes, a quantidade de vírus aumenta, o que torna a transmissão nessa fase muito mais provável de ocorrer.

Para evitar o contágio ou prevenir o desencadeamento do vírus, é importante estar atento a algumas dicas, como: usar protetor solar e labial, evitar o estresse e os alimentos ricos em arginina, como abacaxi, kiwi, chocolate, queijo amarelo (tipo prato) e o vinho tinto.

Tratamento1

Siga sempre a orientação do seu médico. Ele pode recomendar o uso de pomadas antivirais, para diminuir sintomas como bolhas e coceira, ou o uso de comprimidos antivirais, para reduzir as manifestações. Durante a fase das lesões, o herpes é contagioso, então não beije ou tenha contato com a região afetada na pele de um portador, mesmo durante o tratamento.

Após a cicatrização das feridas, o herpes fica inativo e não é mais contagioso. O herpes pode voltar a aparecer, mas uma alimentação rica em lisina reduz o impacto da patologia.

Referências:

  1. Azulay, Dermatologia, 5ª. Edição, Ed Guanabara Koogan, cap 19, pag 284.
  2. KIRSNER, R.S. el al. How to manage rcurrent orofacial herpes simples virus-1 lesions. The Pharmaceutical Journal, v. 283,p. 187-190, 2009.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Em que partes do corpo o herpes pode se manifestar?

Os locais mais conhecidos para a manifestação do herpes são os lábios e a região genital, e isso é verdade para as infecções causadas pelo vírus herpes 1, ou herpes simples. Já o herpes zóster, causado pelo vírus tipo 3, pode surgir em outras partes do corpo e a doença se manifesta de uma forma diferente. […]

Artigos
É verdade que quase todo mundo tem herpes?

O herpes é uma doença infecciosa viral que pode provocar o herpes labial e o herpes genital. Por ser um problema extremamente comum, há uma sabedoria popular que conta que, na verdade, quase todo mundo tem herpes. Será que isso é verdade ou apenas um mito? Para desvendar esse mistério, a dermatologista Flávia Diniz esclareceu […]

Artigos
Quais são as possíveis complicações de uma infecção pelo herpes?

O herpes é uma infecção causada pelo vírus herpes simples e causa coceira e vermelhidão antes de provocar bolhas e feridas na área dos lábios ou na região genital. O vírus é transmitido pelo contato direto com as lesões, com a secreção oral e, menos frequentemente, com objetos infectados. A infecção causada pelo vírus, caso […]

Converse com um dos nossos atendentes