AchèAchè
search
Título

Herpes: O que fazer?

Uncategorized

19 de outubro de 2023

O que é herpes1?

O herpes labial é uma doença normalmente causada pelo vírus nomeado como herpes simples 1, caracterizada por irritações na pele, que evoluem para bolhas cheias de líquido, que, se rompidas, viram feridas que podem levar, em casos mais graves, até 14 dias para cicatrizar. É uma patologia viral e de fácil transmissão. Poucos segundos de contato com a pessoa portadora já é o suficiente, porque, depois disso, o vírus permanecerá no organismo. A partir daí, o vírus migra para as células da pele e/ou mucosa, ocasionando as lesões, que, por sua vez, são comuns de aparecerem nos lábios e narinas.

Como evitar2?

A principal forma de contração do vírus é o contato, direto ou indireto. Por exemplo, um beijo na boca ou na bochecha (contato direto) ou usar algum objeto logo após o portador da doença, mesmo não apresentando lesões (contato indireto). Quando não há lesões visíveis do herpes, a quantidade de vírus aumenta, o que torna a transmissão nessa fase muito mais provável de ocorrer.

Para evitar o contágio ou prevenir o desencadeamento do vírus, é importante estar atento a algumas dicas, como: usar protetor solar e labial, evitar o estresse e os alimentos ricos em arginina, como abacaxi, kiwi, chocolate, queijo amarelo (tipo prato) e o vinho tinto.

Tratamento1

Siga sempre a orientação do seu médico. Ele pode recomendar o uso de pomadas antivirais, para diminuir sintomas como bolhas e coceira, ou o uso de comprimidos antivirais, para reduzir as manifestações. Durante a fase das lesões, o herpes é contagioso, então não beije ou tenha contato com a região afetada na pele de um portador, mesmo durante o tratamento.

Após a cicatrização das feridas, o herpes fica inativo e não é mais contagioso. O herpes pode voltar a aparecer, mas uma alimentação rica em lisina reduz o impacto da patologia.

Referências:

  1. Azulay, Dermatologia, 5ª. Edição, Ed Guanabara Koogan, cap 19, pag 284.
  2. KIRSNER, R.S. el al. How to manage rcurrent orofacial herpes simples virus-1 lesions. The Pharmaceutical Journal, v. 283,p. 187-190, 2009.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Existem hábitos que podem ajudar a evitar crises de enxaqueca?

A enxaqueca é um dos tipos de dor de cabeça mais comuns. Aproximadamente 25% das mulheres e 10% dos homens sofrem com seus sintomas, que incluem dores intensas, unilaterais, pulsáteis e persistentes, além de náuseas, vômitos, problemas de concentração e sensibilidade à luz e ao som. Será que mudanças no estilo de vida podem ajudar […]

Artigos
A importância da prescrição médica no tratamento da obesidade usando remédios

A obesidade é uma doença cada vez mais frequente entre os brasileiros: o Ministério da Saúde identificou que o número de casos aumentou 60% entre 2006 e 2016. Apesar do crescimento, ainda há certa resistência e falta de conhecimento dos pacientes sobre o tratamento com medicações para emagrecer com saúde e sobre a importância de […]

Artigos
Como o calor afeta quem sofre de asma?

Quem tem asma sabe que não importa se é inverno ou verão, os cuidados com a saúde não podem ficar de lado em nenhuma estação do ano. Essa necessidade é resultado do grande impacto que o clima causa na vida dos asmáticos. Não é apenas a temperatura que influencia na possibilidade de ter uma crise. […]

Converse com um dos nossos atendentes