Segundo dados da Federação Internacional do Diabetes (FID), a doença atinge cerca de 380 milhões de pessoas no mundo e 11 milhões no Brasil, sendo que 4 milhões de brasileiros ainda nem sabem que são portadores. “É uma epidemia da sociedade moderna, mas dá para viver muito bem com ela, pois o avanço da indústria farmacêutica trouxe remédios que auxiliam na melhora da qualidade de vida do diabético”, afirma o endocrinologista Isaac Benchimol. Descubra os principais sinais que podem indicar se você sofrer com a doença.
Por que a diabetes surge?
Segundo o médico, a enfermidade pode surgir de inúmeras maneiras. “Pode ser genético – principalmente o tipo 1 -, mas também pode vir relacionado ao envelhecimento, sedentarismo, à alimentação desregrada, à obesidade e, principalmente, quando a glicemia está muito alta”, afirma Benchimol.
Conheça os principais sinais de que você pode estar com diabetes
O endocrinologista citou os sintomas mais clássicos que servem de alerta para pessoas que podem estar com diabetes, mas ainda não sabem.
– Glicemia muito elevada (acima de 100);
– Muita sede, que não passa mesmo quando bebe água;
– Vontade de urinar a todo momento;
– Emagrecimento sem motivo e rápido;
– Dores nas pernas;
– Infecções genitais;
– Câimbras;
– Ferimentos e dificuldade de cicatrização;
– Visão embaçada;
– Náuseas ou vômitos.
Não espere os sintomas surgirem!
Benchimol ressalta que, como muitos têm diabetes e ainda não sabem, é recomendado fazer exames de sangue anualmente para controlar a glicemia, principalmente após os 40 anos e se houver histórico de da doença na família. “Se a pessoa for obesa, sedentária, possui hábitos alimentáres pouco saudáveis, têm colesterol alto e ou hipertensão, também deve fazer exames anuais”, indica, destacando a importância de uma vida com hábitos saudáveis e a prática de atividades físicas.