AchèAchè
search
Título

Fez um peeling? A pele fica sensível após o procedimento e precisa de cuidados

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

Assim como a limpeza de pele, o peeling é um procedimento procurado por pessoas preocupadas com a parte estética. Mas como todo processo que esbarre na nossa saúde, principalmente se tratando da pele, o maior órgão do corpo humano, os cuidados devem ser tomados. Vamos a eles!

Os tipos de peeling

O peeling, do verbo em inglês “to peel”, que significa descamar, é um processo abrasivo de remoção das camadas mais superficiais da pele, que retira as células mortas e prioriza suavizar os efeitos do envelhecimento. Por isso, o peeling é requisitado para a melhora da aparência. Há duas formas do peeling ser realizado, utilizando agentes químicos ou fazendo abrasão mecânica da pele.

Peeling químico
É feito com agentes cáusticos como os ácidos, que desencadeiam uma reação na pele, causando escamação, processo inflamatório local e regeneração do tecido. Esses peelings podem atingir apenas a camada mais superficial da pele ou até mesmo causar necrose de toda a epiderme e parte da derme, por isso devem ser sempre aplicados por dermatologistas capacitados.

Peeling mecânico
Consiste na retirada das camadas mais superficiais da pele (microdermoabrasão ou peeling de cristal) até as camadas mais profundas (dermoabrasão) através da esfoliação mecânica.

Cuidados com a pele sensível pós-peeling

Devido aos processos citados acima, o peeling provoca uma sensibilidade na pele, que passará por um processo natural de regeneração, como explica a dermatologista Ana Carolina Sangenetto Fernandes: “Quando realizamos um peeling, desencadeamos uma reação inflamatória, na qual nossa pele precisa substituir as camadas removidas por um tecido novo e regenerado. Há muita renovação celular, melhora do colágeno, remoção de cravos, pigmentos e manchas. Após essa inflamação inicial temos uma pele renovada, mais lisa e com melhor aspecto”.

Após fazer o peeling, com um profissional indicado, a pele necessitará de cuidados, afinal, estará bastante sensível. Recomenda-se, inclusive, que o procedimento seja feito no inverno, por causa da menor incidência dos raios solares: “Após o peeling nunca devemos nos expor ao sol! O dermatologista deverá orientar quanto ao uso de hidratantes, cicatrizantes e protetor solar”, alerta a Dra. Ana Carolina.

 

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Como futuras mamães podem evitar o diabetes na gravidez?

Além do tipo 1 e do tipo 2 do diabetes, existe ainda o chamado diabetes gestacional. São casos em que o grau de intolerância à glicose é detectado pela primeira vez durante a gestação e que corresponde a cerca de 7% das mulheres grávidas no Brasil. É importante que as futuras mães conversem com seus […]

Artigos
Que fatores podem afetar a produção de lágrimas e deixar o olho seco?

A qualidade das lágrimas é muito importante para a saúde ocular. O comprometimento dessa produção pode favorecer a chamada síndrome do olho seco, doença que pode ser crônica e deixar os olhos secos e ardendo. O oftalmologista Aron Guimarães explicou para a equipe do Cuidados Pela Vida quais fatores são capazes de prejudicar a produção […]

Artigos
Saiba o que mais pode causar as crises de asma, no dia a dia!

A asma é uma doença respiratória responsável por mais de 120 mil hospitalizações por ano no Brasil, de acordo com o Datasus, o Departamento de Informática do SUS. Parte das internações é resultado das crises de asma, que fazem os brônquios se inflamarem, impedindo a passagem do ar e provocando tosse, falta de ar e […]

Converse com um dos nossos atendentes