search
Título

Fez um peeling? A pele fica sensível após o procedimento e precisa de cuidados

Cuidados com a pele
Pele e Beleza

19 de outubro de 2023

Assim como a limpeza de pele, o peeling é um procedimento procurado por pessoas preocupadas com a parte estética. Mas como todo processo que esbarre na nossa saúde, principalmente se tratando da pele, o maior órgão do corpo humano, os cuidados devem ser tomados. Vamos a eles!

Os tipos de peeling

O peeling, do verbo em inglês “to peel”, que significa descamar, é um processo abrasivo de remoção das camadas mais superficiais da pele, que retira as células mortas e prioriza suavizar os efeitos do envelhecimento. Por isso, o peeling é requisitado para a melhora da aparência. Há duas formas do peeling ser realizado, utilizando agentes químicos ou fazendo abrasão mecânica da pele.

Peeling químico
É feito com agentes cáusticos como os ácidos, que desencadeiam uma reação na pele, causando escamação, processo inflamatório local e regeneração do tecido. Esses peelings podem atingir apenas a camada mais superficial da pele ou até mesmo causar necrose de toda a epiderme e parte da derme, por isso devem ser sempre aplicados por dermatologistas capacitados.

Peeling mecânico
Consiste na retirada das camadas mais superficiais da pele (microdermoabrasão ou peeling de cristal) até as camadas mais profundas (dermoabrasão) através da esfoliação mecânica.

Cuidados com a pele sensível pós-peeling

Devido aos processos citados acima, o peeling provoca uma sensibilidade na pele, que passará por um processo natural de regeneração, como explica a dermatologista Ana Carolina Sangenetto Fernandes: “Quando realizamos um peeling, desencadeamos uma reação inflamatória, na qual nossa pele precisa substituir as camadas removidas por um tecido novo e regenerado. Há muita renovação celular, melhora do colágeno, remoção de cravos, pigmentos e manchas. Após essa inflamação inicial temos uma pele renovada, mais lisa e com melhor aspecto”.

Após fazer o peeling, com um profissional indicado, a pele necessitará de cuidados, afinal, estará bastante sensível. Recomenda-se, inclusive, que o procedimento seja feito no inverno, por causa da menor incidência dos raios solares: “Após o peeling nunca devemos nos expor ao sol! O dermatologista deverá orientar quanto ao uso de hidratantes, cicatrizantes e protetor solar”, alerta a Dra. Ana Carolina.

 

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Gerações da beleza: mãe e filha mostram que cuidar da pele é a fórmula da jovialidade

Aos 28 anos, Natália Landeiro sabe muito bem o que significa cuidar da pele e ficar bonita. Sua necessaire está sempre completa com produtos de limpeza: um creme aqui, uma água dermatológica ali, uma maquiagem acolá, tudo para deixar sua pele mais firme e vistosa. A hidratação começa logo depois de acordar. “Geralmente eu lavo […]

Artigos
Qual a importância de usar filtro solar mesmo em dias que o contato com o sol é mínimo?

Por mais que a exposição ao sol seja muito importante para algumas funções vitais do organismo, o contato com os raios solares desprotegido pode também trazer malefícios. Não é por acaso que os dermatologistas recomendam o uso diário de filtro solar. Inclusive, esse cuidado rotineiro deve ser mantido até mesmo nos dias em que a […]

Artigos
Qual é a melhor maneira de se proteger dos mosquitos durante a noite?

Os mosquitos que mais aparecem à noite pertencem ao gênero Cullex, popularmente conhecido como pernilongo, que é conhecido pelo seu incômodo zumbido e pela irritação local gerada por sua picada. Porém, outros mosquitos também podem aparecer neste período do dia. Para se prevenir das picadas, recomenda-se o uso de repelentes e de barreiras mecânicas, como […]

Converse com um dos nossos atendentes