search
Título

Faringite: saiba mais sobre essa doença importante que causa tosse

Cabeça e Pescoço
Meu Corpo

22 de julho de 2024

Dor de garganta e tosse constante? Isso pode ser faringite! Esse problema de saúde muitas vezes é confundido com uma gripe ou resfriado, mas possui especificidades bem características que merecem atenção especial. Para conhecer essa doença e te deixar bem informado, a nossa equipe contou com a colaboração do pneumologista José Eduardo Martinelli, que tirou algumas dúvidas sobre o assunto. Veja mais abaixo!

O que é faringite?

A faringite é uma infecção que acomete a faringe, região que compreende a parte superior traseira da garganta, que liga o nariz e a boca ao esôfago e à laringe. Por comprometer uma parte que conecta órgãos, a faringite afeta tanto o sistema respiratório quanto o digestivo.

Tipos de faringite: sintomas ajudam a identificar

“A faringite na verdade é uma infecção que pode ser bacteriana, viral ou de origem alérgica”, explica Martinelli. “Ela pode provocar tosse, halitose (mau hálito) e febre. Apesar de ser uma região localizada ela pode causar o que chamamos de febre sistêmica”. Além desses sintomas, diferentes faringites podem apresentar sintomas característicos.

● Faringite viral: a febre é baixa e pode haver coriza, tosse e dor de garganta.

● Faringite bacteriana: febre moderada a alta e amígdalas inchadas, podendo apresentar placa de pus

● Faringite estreptocócica: causada por uma bactéria específica, a Streptococcus pyogenes, esse tipo de faringite causa febre alta e manchas brancas na garganta (diferentes das placas de pus), além de tosse e dor de garganta intensa.

● Faringite alérgica: causada pela reação do organismo a alérgenos comuns, como poeira, ácaro, pólen, entre outros. Causa pigarros, coceira na garganta, espirros e coriza.

Faringite bacteriana é grave?

Todos os tipos de faringite merecem atenção, mas a bacteriana e estreptocócica precisam de maiores cuidados. Martinelli explica que a faringite pode evoluir para outro quadro. “Há uma condição chamada sinobronquite, que é a infecção dos seios da face”, diz o médico. Outro risco que uma faringite não tratada oferece à saúde é a febre reumática, que é uma sequela das bactérias estreptocócicas no geral. Apesar de rara, ela é um risco que deve ser considerado.

De modo geral, a faringite não é preocupante, sendo uma infecção simples, que tem seu curso finalizado após alguns dias de tratamento (sintomático ou não). Entretanto, ao perceber que os sintomas persistem e se intensificam, é necessário procurar atendimento médico novamente com urgência. Outros sinais de alerta são: inchaço na região da garganta, respiração dificultada e febre muito alta.

Tratamentos para faringite: beber muita água é fundamental

O diagnóstico da faringite é clínico, sendo possível visualizá-la no consultório. O tratamento varia conforme a causa e, segundo o pneumologista, pode ser observado a partir da liberação do muco. “Quando a secreção muda de cor é necessário introduzir o antibiótico.né? Enquanto ela é mucoide transparente, é possível tratá-la apenas com antialérgico e/ou anti-inflamatório. Com a mudança da coloração, significa que tem uma contaminação e aí você tem que usar antibiótico”, explica o médico.

Com relação à melhora dos sintomas, é muito importante que o paciente se hidrate com frequência, tomando no mínimo 2 litros de água por dia, além de evitar locais fechados, priorizando sempre ambientes arejados. Podem ser utilizadas pastilhas ou sprays específicos para alívio da dor, porém sempre com orientação médica

Newsletter
Tags
faringite
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Nódulo na tireoide pode provocar alterações hormonais importantes? Confira!

Após fazer uma bateria de exames, você descobriu um nódulo na tireoide. No começo, é normal ficar assustado, sem entender direito o impacto que essa descoberta pode gerar na sua rotina e na vida da sua família. Mas, o importante é não negligenciar esse fato e fazer o devido acompanhamento com um especialista no assunto, […]

Artigos
Por que ficamos com dor de dente? Qual a explicação?

A dor de dente pode ser provocada por qualquer agente agressor que consiga atingir o nervo do dente, sendo a cárie o mais comum. Contudo, existem outras causas para a dor no local, tais como doenças de gengiva e traumas. Portanto, a explicação para o incômodo, que muitas vezes é aliviado com a ajuda de […]

Artigos
Esquizofrenia: Quando um paciente deve ser internado?

As estimativas mais recentes apontam que mais de dois milhões de brasileiros têm esquizofrenia. A doença crônica é conhecida pelas mudanças no pensamento de um indivíduo, que se torna incapaz de distinguir a realidade da imaginação. Os pacientes costumam sofrer com alucinações e delírios e muitos deles se isolam. Alguns casos são tão graves que […]

Converse com um dos nossos atendentes