Apesar de ser uma doença muito falada, poucas pessoas conhecem os sintomas e o tratamento da depressão. O desconhecimento acerca do distúrbio acaba prejudicando quem mais precisa de ajuda para lutar contra o problema: os pacientes depressivos.
Busca por tratamento
O primeiro passo para vencer a depressão é saber que ela é uma doença como qualquer outra e que requer tratamento. “O tratamento para depressão é realizado com medicação e psicoterapia. Os quadros leves a moderados podem ser tratados apenas com psicoterapia e os demais com medicação e psicoterapia”, afirma o psiquiatra Marcelo Paoli.
Segundo o psiquiatra, a principal atitude a ser tomada por um paciente depressivo é procurar auxílio de um profissional capacitado, independentemente da gravidade: “Muitas pessoas acreditam que os psiquiatras se dedicam apenas a casos mais graves, demorando a iniciar o tratamento e a reconquistar sua qualidade de vida.”
O combate no dia a dia
Junto ao tratamento, existem algumas atitudes cotidianas que ajudam a superar a doença. Um indivíduo pode desenvolver um quadro depressivo quando experimenta um trauma ou perda ou passa por um momento de grande estresse. Nestes casos, é importante estar perto da família e dos amigos e eliminar a fonte de estresse, como por exemplo, procurando um emprego menos exaustivo ou buscando uma rotina mais calma.
A adoção de hábitos saudáveis no dia a dia é fundamental para vencer a depressão. Praticar exercícios físicos, aumentando pouco a pouco a frequência, é uma opção. Pode ser futebol, caminhada e musculação ou atividades como ioga e meditação. Troque refeições gordurosas e pouco balanceadas por pratos ricos em nutrientes variados. E não se esqueça de que noites bem dormidas são garantias de corpo e mente saudáveis.