AchèAchè
search
Título

Diferença entre fezes moles e diarreia

Saúde Gastrointestinal
Sintomas

Por Dra. Amanda Buchmann

19 de outubro de 2023

O aumento do número de evacuações, do volume e a perda da consistência das fezes são, segundo a gastroenterologista Amanda Buchmann, as principais características de um quadro de diarreia. No entanto, existem casos em que alguns desses sinais se manifestam sem ser, necessariamente, um quadro de diarreia.

Diferença entre fezes moles e diarreia

Nem sempre fezes moles irão indicar diarreia. Diarreia é um quadro clínico que tem como consequência o aumento da frequência das evacuações e o amolecimento das fezes. Já as fezes moles, quando não acompanhadas da necessidade de evacuações repetidas, podem ser apenas uma reação momentânea do organismo.  
Para a médica, qualquer pessoa pode apresentar um episódio de fezes com pouca consistência, sem que isso indique uma diarreia, desde que seja um caso isolado. De acordo com a especialista, existem vários fatores que contribuem para a alteração da consistência dos excrementos, podendo deixá-los mais duros ou mais moles.

Fatores que alteram a consistência das fezes

Alguns dos fatores que podem deixar as fezes moles, segundo a especialista:

  • Hidratação;
  • Alimentação;
  • Quadro viral;
  • Excesso de ingestão de gorduras;
  • Certos medicamentos;
  • Quadro emocional;
  • Velocidade de trânsito intestinal. 

O consumo excessivo de água, por exemplo, pode amolecer as fezes. O uso de alguns antitérmicos e analgésicos também pode trazer o mesmo efeito, assim como o consumo de leite por pacientes com intolerância à lactose.

Sintomas de diarreia

Para ser caracterizado como um quadro de diarreia, em geral, os seguintes sintomas devem estar presentes:

  • 3 ou mais evacuações com fezes moles em um período de 24h;
  • Excesso de gases;
  • Cólicas;
  • Sangramento;
  • Pus no excremento;
  • Enjoos e vômitos;

Qual é a consistência ideal das fezes?

Por outro lado, uma ingestão baixa de água pode tornar as fezes mais ressecadas e duras, assim como manter uma alimentação pobre em fibras, não praticar exercícios físicos e segurar a vontade de ir ao banheiro. Até mesmo alterações hormonais são capazes de alterar as evacuações.
As fezes ideais são aquelas em forma de cilindro e com consistência macia. Entretanto, nem sempre isso acontece. Caso o quadro de fezes moles ou diarreias sejam recorrentes, é importante procurar a ajuda de um especialista para verificar se há um problema mais sério atrapalhando o funcionamento do intestino.

Newsletter
Tags
diarreia
fezes moles
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Por que muitos parasitas intestinais causam diarreia nos pacientes?

Como sugere o nome, os parasitas intestinais afetam o intestino (delgado ou grosso), o que provoca alguns sintomas, como a diarreia. Este desconforto, em particular, ocorre com certa frequência em quadros de parasitoses intestinais, o que se justifica pela própria ação dos parasitas na musculatura do intestino. Riscos da diarreia em pacientes com parasitas intestinais “A diarreia pode […]

Artigos
Quais são as características da giardíase? Como é o tratamento?

A giardíase é uma infecção intestinal causada por um parasita específico, o Giardia lamblia. O problema é causado pelo contato com água e alimentos contaminados por este agente infeccioso. Normalmente, o quadro é assintomático, ou seja, transcorre sem a presença de sintomas, e se encerra espontaneamente, em poucos dias. Quando há sintomas, a diarreia é o que […]

Artigos
Quais são os primeiros passos do tratamento de parasitoses intestinais?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia, as parasitoses intestinais se associam a quadros de diarreia crônica e desnutrição, sendo um dos principais fatores debilitantes da população. Portanto, é necessário ter atenção aos sintomas e procurar o quanto antes suporte médico para que diagnóstico e tratamento sejam iniciados o quanto antes. Principais cuidados do tratamento e formas de […]

Converse com um dos nossos atendentes