AchèAchè
search
Título

Meteorismo intestinal: o que pode causar o excesso de gases

Saúde Gastrointestinal
Sintomas

Por Dr. Stéfano Gonçalves Jorge

19 de outubro de 2023

O meteorismo intestinal é um transtorno digestivo com sintomas que representam mal-estar intestinal generalizado. Se caracteriza pelo acúmulo de gases no cólon em função de fermentação intestinal excessiva. É considerado, em alguns casos, uma consequência da aerofagia, que é a deglutição de ar excessiva durante a alimentação.  

“O meteorismo se refere à distensão, ao som e ao desconforto causados pelo acúmulo de gases no sistema digestivo. Em uma menor proporção, esse excesso de gases ocorre por distúrbios alimentares como a aerofagia, que acontece quando engolimos ar inconscientemente pela ansiedade ou por comer muito depressa”, explica o gastroenterologista Stéfano Gonçalves.

Causas do meteorismo intestinal

“Quando temos algum distúrbio na absorção dos alimentos, como na intolerância à lactose, esses alimentos fermentam pela ação das bactérias no intestino provocando gases e seus sintomas. As bebidas gaseificadas, como cerveja e refrigerantes, também pioram esse problema do meteorismo”, afirma o médico.

Dentre as principais causas do meteorismo, estão:

Principais sintomas de meteorismo

Pode-se destacar, como sintomas do meteorismo:

  • Inchaço no estômago;
  • Dor abdominal leve;
  • Flatulência;
  • Distensão abdominal. 

Como tratar meteorismo:

A adoção de hábitos alimentares saudáveis é uma das estratégias essenciais para tratar este quadro. Além disso, é importante:

  • Evitar alimentos como, milho, cogumelos, cebolas e leguminosas;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Manter-se hidratado;
  • Evitar ingestão de bebidas que contenham gás;
  • Evitar leite e derivados.

O meteorismo causa riscos à saúde?

Para prevenir o meteorismo é necessário primeiro descobrir a sua causa. Depois disso será possível evitá-lo. “Apesar de ser desconfortável e levar à perda de qualidade de vida, o meteorismo em si não representa nenhum perigo. Porém, sua causa pode gerar risco para a saúde, então é importante que a avaliação médica seja feita”, destaca o Dr. Gonçalves.

Newsletter
Tags
alimentação
gases
meteorismo intestinal
transtorno digestivo
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Por que alguns gases têm cheiro forte e outros aparentemente não?

Soltar gases é algo absolutamente normal, sendo que, em média, um indivíduo os elimina cerca de 20 vezes por dia, seja pelo ânus ou pela boca, por meio do arroto. O que intriga muita gente em relação a isso é o fato de alguns gases terem o odor forte e outros não aparentarem ter cheiro. […]

Artigos
O excesso de gases pode ser um sintoma da intolerância à lactose?

A produção excessiva de gases pode se tornar algo bastante incômodo e, dependendo da situação, pode até mesmo ser constrangedor. Os gases são produzidos normalmente pelo organismo, mas em quantidades exageradas são capazes de se transformar em um problema para saúde, indicando erros na alimentação e intolerâncias, como à lactose. Intolerância à lactose provoca dor, diarreia […]

Artigos
Gases: O que fazer para aliviar as dores rapidamente?

A presença de gases no intestino não é algo que deve ser visto com estranheza, já que é a digestão dos alimentos uma das maiores responsáveis por sua produção. No entanto, quando em excesso, os gases podem provocar dores e inchaço na barriga. Se isto acontecer, algumas medidas podem ajudar a aliviar os sintomas rapidamente. Medicações […]

Converse com um dos nossos atendentes