AchèAchè
search
Título

Entenda por que o ginecologista é fundamental para detectar a osteoporose

Uncategorized

19 de outubro de 2023

A osteoporose é uma doença que atinge o esqueleto humano e é caracterizada pela diminuição da densidade óssea, o que enfraquece os ossos e os torna mais vulneráveis a fraturas. O problema é uma preocupação em pessoas acima dos 50 anos, mas atinge principalmente as mulheres com o fim da menopausa.

A doença nas mulheres

“A osteoporose é mais frequente em mulheres por causa do efeito protetor que os estrógenos têm na massa óssea, que é perdido depois da menopausa”, afirma a ginecologista Ana Marta Monteiro de Souza. A produção desse hormônio feminino diminui e a queda afeta os ossos, desequilibrando sua manutenção.

O ginecologista pode ajudar na detecção precoce da osteoporose. É uma especialidade médica que possui maior contato com as mulheres e acompanhamento ao longo da vida. Analisando cada caso e baseando-se no nível de estrógenos e históricos familiares, o profissional pode pedir a realização da densitometria óssea.

Diagnosticar e impedir o avanço da doença

“A densitometria óssea é um exame radiológico que detecta a densidade mineral dos ossos. Na osteoporose, essa densidade está bastante reduzida”, explica a ginecologista. Mas, antes, Marta afirma que o exame pode mostrar a osteopenia, um processo inicial antes da osteoporose e cujo tratamento pode retardar ou impedir o desenvolvimento da doença.

Entre as opções de tratamento para deter o avanço da osteoporose, Ana Marta cita a prática de exercícios físicos regulares, a alimentação adequada para evitar sobrepeso e obesidade e não fumar. “Bebidas alcoólicas devem ser ingeridas com moderação e a reposição hormonal pode ser feita em pacientes sem contraindicações”, completa a médica.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são as consequências de rinite alérgica não tratada?

A rinite alérgica é uma reação exagerada do sistema imunológico aos alérgenos, que são partículas inaladas consideradas estranhas pelo corpo. Dessa forma, há uma tentativa de proteção do organismo que resulta em sintomas como obstrução nasal e espirros. Quando a rinite não é tratada, corre-se o risco de do surgimento de algumas complicações.   Complicações […]

Artigos
De que forma o tabagismo contribui para o desenvolvimento da DPOC?

O cigarro é apontado como o principal fator para a ocorrência da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), pois sua fumaça provoca a obstrução da passagem do ar pelos pulmões. Sendo assim, parar de fumar é considerado crucial tanto para a prevenção quanto para o tratamento do quadro. Cigarro e demais fatores de risco da DPOC […]

Artigos
Como o tratamento clínico pode ajudar quem tem endometriose?

O tratamento clínico tem grande importância na melhora da qualidade de vida da mulher e deve ser seguido de acordo com a recomendação médica. Nos casos de indicação de uso do hormônio dienogeste, ele tem como ação atuar na redução da dor ocasionada pelas lesões da endometriose e impedir a progressão da doença. Outras medidas […]

Converse com um dos nossos atendentes