search
Título

É verdade que as doenças inflamatórias ou degenerativas como artrite e artrose pioram no frio? Descubra!

Uncategorized

Por

A osteoartrite, também chamada de artrose, é uma doença que ataca as juntas e as cartilagens. A doença consiste na inflamação das juntas (artrite) e no desgaste das articulações e alterações ósseas (artrose). As causas desses problemas estão muito ligados a fatores genéticos, mas também a movimentos repetitivos, exercícios físicos mal feitos, obesidade e ao envelhecimento do corpo.

As dores causadas pela osteoartrite podem comprometer a realização de atividades simples do dia a dia, como abrir um pote e fazer uma caminhada. E quem sofre com a doença sabe bem que basta chegar o inverno ou as temperaturas abaixarem um pouco para as dores aumentarem consideravelmente.

Dor de inverno

Acredite, isto não é mito, nem lenda. As baixas temperaturas tendem a piorar a sensação de dor e rigidez articulares, causadas pela artrite e artrose. Segundo o reumatologista Eduardo Meirelles, “as possíveis explicações seriam o efeito físico do frio causando maior sensibilização das terminações nervosas nas articulações e mudanças da viscosidade do líquido lubrificante das articulações”.

Pacientes com artrite devem ficar de olho em doenças típicas do outono e do inverno, como a gripe, porque a artrite apresenta uma alteração da imunidade. Isto torna mais fácil contrair doenças infecciosas, que podem ter seus sintomas intensificados. A prevenção é de extrema importância, como aponta Meirelles: “todos os pacientes portadores de artrite devem ser precocemente vacinados contra os vários tipos de vírus da gripe, independentemente da sua idade.”

Não se exponha ao frio

Para diminuir a dor e o desconforto no frio, é fundamental não se expor às baixas temperaturas e cobrir todo o corpo com roupas quentes, incluindo meias, luvas e toucas apropriadas. Se possível, procure esquentar o ambiente de casa e do trabalho.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes