AchèAchè
search
Título

É possível reverter completamente os danos causados por um infarto?

Coração
Meu Corpo

19 de outubro de 2023

O infarto é a interrupção do fluxo sanguíneo que chega ao coração durante um tempo longo. Hipertensão, alto índice de colesterol, obesidade, sedentarismo, tabagismo e diabetes estão entre os principais fatores de risco para a ocorrência do infarto. A qualidade e rapidez do atendimento de emergência são fundamentais para garantir que o paciente consiga sobreviver a esse evento.
Tal complicação provoca a morte de células cardíacas que não se regeneram e o prejuízo pode ser maior ou menor de acordo com a artéria comprometida pelo entupimento e com o tratamento recebido nas primeiras horas. Existem infartos em que há sintomas bastante leves e outros em que não é possível nem mesmo chegar ao hospital a tempo.

Rapidez no atendimento do infarto minimiza consequências


Segundo o cardiologista Francisco Flavio Costa Filho, é muito difícil reverter completamente os danos causados por um infarto. 
Ainda assim, a rapidez do atendimento é muito  importante para tentar preservar o maior número possível de células musculares do coração, comprometidas pela interrupção do fluxo sanguíneo. “Se o paciente for bem conduzido a um pronto-socorro e se for rapidamente triado e identificado como um caso de infarto que pode se beneficiar do desentupimento imediato, ele pode ficar com poucas sequelas cardíacas”, explica o médico.

Massagem cardíaca durante um infarto pode salvar vidas


A massagem cardíaca, feita na rua ou em casa por um familiar ou transeunte pode fazer uma grande diferença, salvar uma vida e ainda evitar alguns danos. “Temos exemplos de pessoas que já sofreram parada cardíaca fora do hospital devido ao um infarto, mas como receberam esse atendimento inicial, feito por leigos, sobreviveram com poucas ou nenhuma sequela”, relembra o profissional.

Chamada de compressão torácica externa, ela mantém temporariamente o bombeamento de sangue para o restante do corpo até que uma equipe de emergência chegue ao local e continue o atendimento com a desfibrilação cardíaca. A massagem cardíaca ajuda a evitar danos, como insuficiência cardíaca, arritmia cardíaca e até a morte.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Como diferenciar uma dor muscular no peito de uma que seja sintoma de infarto de fato?

Um dos principais sintomas de infarto, a dor no peito deve ser sempre avaliada com atenção e preocupação. Porém, nem sempre esta sensação representa um infarto, já que também tem presença marcante em outros quadros clínicos. Para saber se a dor no peito em questão está ou não ligada a um possível infarto, deve-se, junto […]

Artigos
Como cuidar da pressão arterial no calor intenso?

O calor do verão pode ser uma faca de dois gumes para a pressão arterial. A elevação da temperatura acentua o número de desmaios, tonturas, vômito, desidratação, entre outras consequências. Segundo o cardiologista Dr. Hélio Castello, tudo isso se deve porque os dias mais quentes propiciam a hipotensão (queda de pressão) devido à dilatação dos […]

Artigos
Como evitar os malefícios das doenças cardiovasculares?

As doenças cardiovasculares representam um grupo de doenças que afetam o coração e os vasos sanguíneos. Sendo assim, as principais doenças cardiovasculares são: Aterosclerose, Infarto Agudo do Miocárdio, Hipertensão Arterial Sistêmica, Arritmia Cardíaca, Insuficiência Cardíaca, Cardiopatias Congênitas (doenças do coração presentes desde o nascimento), Acidente Vascular Cerebral e Trombose Venosa Profunda. Atualmente, as doenças cardiovasculares […]

Converse com um dos nossos atendentes