AchèAchè
search
Título

É possível desenvolver osteoporose mesmo consumindo as doses recomendadas de cálcio?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

Essencial para a construção e manutenção dos ossos e dentes, o cálcio deve ser reposto no corpo humano por meio da ingestão das quantidades adequadas de certos alimentos desde a infância.

Um adulto saudável precisa de 1.000mg diários de cálcio, que podem ser alcançados com três copos de leite, por exemplo. Uma criança ou gestante precisa de 1.300mg por dia. Já entre idosos, a dose pode ser de 1.200 mg. Entre as principais fontes de cálcio, além do leite, estão iogurtes, queijos, brócolis e amêndoas.

O que provoca a osteoporose?

Quando o cálcio falta nas quantidades certas no corpo, ele pode causar a diminuição da massa óssea, resultando na osteoporose. A idade e a menopausa também podem influenciar no aparecimento e evolução da doença. “A osteoporose provoca a diminuição da absorção de minerais e de cálcio e pode provocar fratura”, explica o ortopedista Lucio Nakada. 


Entretanto, mesmo ingerindo as doses recomendadas de cálcio, é possível desenvolver a osteoporose, já que a doença tem algum componente genético e a absorção de cálcio no organismo pode ser prejudicada por hábitos como o tabagismo e alcoolismo. Além disso, alguns alimentos e bebidas podem prejudicar a absorção de cálcio, como o café, refrigerantes e até mesmo sal e proteínas em excesso.

Vitamina D é essencial para ajudar na absorção

O corpo humano tem um limite para a absorção de cálcio à cada refeição, por isso, a ingestão deve ser distribuída ao longo do dia. A carência de vitamina D, essencial para ajudar na absorção do cálcio, também pode atrapalhar. Para prevenir a osteoporose é indicado aumentar o consumo de alimentos ricos no mineral ou suplementos de cálcio com vitamina D associada. Tomar sol e praticar exercícios também ajudam”, recomenda o ortopedista. Em alguns casos, existem medicações que aumentam a mineralização óssea e podem ajudar a reverter a osteoporose.

Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
É normal uma criança ter várias crises de sinusite por ano?

A sinusite, segundo o Ministério da Saúde, é caracterizada por um processo inflamatório que atinge a região do nariz, dos olhos e da maçã do rosto. O problema é bastante frequente entre as crianças, principalmente por causa do sistema imunológico ainda em amadurecimento. Você sabia que uma criança pode ter várias crises de sinusite por […]

Artigos
Quais são os tipos de dores que podem ser aliviadas por analgésicos?

Os analgésicos são fármacos que funcionam para aliviar dores de intensidades leve e moderada. São utilizados geralmente para o tratamento da dor aguda, ou seja, de curta duração. Segundo o neurologista Caio Siminoni, os analgésicos são empregados no tratamento de dores crônicas apenas eventualmente, em associação com outros componentes. Saiba como usar corretamente os analgésicos […]

Artigos
Quais cuidados devem ser tomados quando o paciente for medir a pressão arterial?

Medir a pressão arterial é uma atitude muito importante para se diagnosticar e prevenir a hipertensão. A doença deve ser descoberta precocemente, já que o descontrole da pressão propicia o surgimento de algumas complicações, como AVCs e derrames, e coloca a vida dos pacientes em risco. Para medir a pressão corretamente, algumas medidas devem ser adotadas. A […]

Converse com um dos nossos atendentes