search
Título

É possível desenvolver osteoporose mesmo consumindo as doses recomendadas de cálcio?

Doenças dos Ossos
Sintomas

19 de outubro de 2023

Essencial para a construção e manutenção dos ossos e dentes, o cálcio deve ser reposto no corpo humano por meio da ingestão das quantidades adequadas de certos alimentos desde a infância.

Um adulto saudável precisa de 1.000mg diários de cálcio, que podem ser alcançados com três copos de leite, por exemplo. Uma criança ou gestante precisa de 1.300mg por dia. Já entre idosos, a dose pode ser de 1.200 mg. Entre as principais fontes de cálcio, além do leite, estão iogurtes, queijos, brócolis e amêndoas.

O que provoca a osteoporose?

Quando o cálcio falta nas quantidades certas no corpo, ele pode causar a diminuição da massa óssea, resultando na osteoporose. A idade e a menopausa também podem influenciar no aparecimento e evolução da doença. “A osteoporose provoca a diminuição da absorção de minerais e de cálcio e pode provocar fratura”, explica o ortopedista Lucio Nakada. 


Entretanto, mesmo ingerindo as doses recomendadas de cálcio, é possível desenvolver a osteoporose, já que a doença tem algum componente genético e a absorção de cálcio no organismo pode ser prejudicada por hábitos como o tabagismo e alcoolismo. Além disso, alguns alimentos e bebidas podem prejudicar a absorção de cálcio, como o café, refrigerantes e até mesmo sal e proteínas em excesso.

Vitamina D é essencial para ajudar na absorção

O corpo humano tem um limite para a absorção de cálcio à cada refeição, por isso, a ingestão deve ser distribuída ao longo do dia. A carência de vitamina D, essencial para ajudar na absorção do cálcio, também pode atrapalhar. Para prevenir a osteoporose é indicado aumentar o consumo de alimentos ricos no mineral ou suplementos de cálcio com vitamina D associada. Tomar sol e praticar exercícios também ajudam”, recomenda o ortopedista. Em alguns casos, existem medicações que aumentam a mineralização óssea e podem ajudar a reverter a osteoporose.

Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Como a osteoartrite nas mãos prejudica a rotina do paciente?

A osteoartrite é uma doença que atinge as articulações do corpo, provocando um desgaste das cartilagens que as revestem e causando deformações nos ossos nos casos mais graves. Essas alterações ósseas são chamadas de osteófitos e são muito frequentes em casos de osteoartrite nas mãos. Trata-se de um problema que pode provocar um quadro de […]

Artigos
Quem tem osteoartrite deve evitar subir muitos lances de escada?

A cartilagem que reveste as superfícies das articulações tem como função evitar que haja atrito entre os ossos. No entanto, o desgaste das cartilagens provocado pela osteoartrite, uma doença degenerativa, leva a um quadro em que há uma progressiva diminuição do amortecimento do impacto produzido pelo movimento do corpo. Será que fazer esforço ao subir muitos […]

Artigos
Que desafios um idoso com osteoporose pode enfrentar durante o período de isolamento social?

As mudanças físicas e mentais impostas pela idade trazem uma série de dificuldades para os idosos e isso não é segredo para ninguém. No entanto, o período de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus pode aumentar ainda mais os desafios do dia a dia, especialmente para um idoso com osteoporose. Confira! Deixar de fazer exercícios […]

Converse com um dos nossos atendentes