search
Título

Dormir bem é fundamental para a saúde

Cuidados e Bem-estar

14 de novembro de 2023

O sono desempenha um papel vital na boa saúde e no bem-estar durante toda a vida. Ter um sono de qualidade pode ajudar a proteger a saúde mental, a saúde física, a qualidade de vida e a segurança. As consequências do sono deficiente podem ser instantâneas, como um acidente de carro, por exemplo, ou podem ser prejudiciais com o tempo, já que dormir mal pode aumentar o risco de alguns problemas crônicos de saúde e afetar o quão bem você pensa, reage, trabalha, aprende e interage com as demais pessoas.

A maneira como você se sente enquanto está acordado depende, em partes, do que acontece enquanto você está dormindo. Durante o sono, seu corpo está trabalhando para apoiar o funcionamento saudável do seu cérebro e para manter sua saúde física. Em crianças e adolescentes, o sono também ajuda a apoiar o crescimento e o desenvolvimento.

Seu sistema imunológico também depende do sono para funcionar bem e defender seu corpo contra substâncias estranhas ou nocivas. A deficiência do sono pode mudar a maneira como seu sistema imunológico responde, pois a privação prolongada e severa de sono está associada a alterações da função imunológica natural e celular. Por exemplo, se você não dorme adequadamente, pode ter problemas para combater infecções comuns.

As necessidades de sono variam de pessoa para pessoa e a quantidade de horas que você precisa dormir por noite mudará ao longo da sua vida. Mesmo assim, a Academia Americana da Medicina do Sono e a Sociedade de Pesquisa do Sono desenvolveram um consenso de recomendação para a quantidade de sono necessária para uma saúde ótima em adultos.

De acordo com essa recomendação, os adultos devem dormir 7 horas ou mais por noite de forma regular. Dormir menos que isso pode ser associado com resultados adversos para a saúde, como o ganho de peso e a obesidade, o diabetes, a hipertensão, as doenças cardíacas e o acidente vascular cerebral, a depressão e o aumento do risco de morte.

Dormir menos de 7 horas por noite também pode ser associado ao comprometimento da função imunológica, ao aumento da dor, ao desempenho prejudicado, ao aumento de erros e ao maior risco de acidentes.

Já dormir mais de 9 horas por noite de forma regular pode ser apropriado para adultos jovens e pessoas que estão se recuperando de sono perdido ou de doenças. As recomendações não estabelecem um limite máximo para o número de horas de sono por noite.

Algumas pessoas naturalmente dormem menos que outras, e isso não significa ter insônia. A insônia se caracteriza pela dificuldade em iniciar o sono, em mantê-lo e no despertar precoce, tendo como principal prejuízo o cansaço durante o dia causado pelas noites mal dormidas. Ela pode ser passageira e estar relacionada com algum fato recente, que geralmente melhora espontaneamente, mas se o quadro persistir além de um mês e interferir na qualidade de vida, é aconselhável buscar tratamento especializado através de avaliação médica.

A seguir, algumas orientações da Associação Brasileira de Medicina do Sono que podem ajudar a melhorar a qualidade do seu sono:

Newsletter
Tags
sono
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Beber água antes de dormir pode ajudar na qualidade do sono?

Para muitas pessoas, conseguir ter uma boa noite de sono é um grande desafio. Acordar durante a madrugada ou ainda demorar muito tempo para dormir são algumas das principais queixas ouvidas por especialistas. Se algo está errado, adotar certos hábitos ao longo do dia e até mesmo minutos antes de dormir podem fazer toda a […]

Artigos
Quais sinais podem indicar que sua noite de sono não está sendo suficiente?

Uma noite de sono ruim muitas vezes não precisa de sinais para ser percebida. Se você sente que não adormeceu plenamente durante todo o período e desperta muitas vezes ao longo da noite, saberá exatamente o motivo de acordar se sentindo cansado. Mas é possível também não perceber nada de anormal durante o sono e […]

Artigos
Acordar com muita vontade de urinar é normal?

Acordar com muita vontade de urinar tendo dormido entre seis e oito horas continuamente é considerado normal, desde que não venham acompanhados outros sintomas urinários. A relação entre vontade de urinar e sono que realmente apresenta riscos é aquela em que se levanta várias vezes durante a noite para ir ao banheiro. Muita vontade de urinar ao […]

Converse com um dos nossos atendentes