Seja pelos aspectos estéticos ou pela busca por um corpo mais saudável, malhar regularmente faz bem para o corpo e para a mente. Assim como qualquer outra atividade física, praticar exercícios na academia diminui o estresse, ajuda a dormir melhor e a combater doenças, como a hipertensão e a depressão.
Exercícios físicos com alimentação adequada
Entretanto, apenas malhar não basta para ter um organismo mais saudável, como aponta a nutricionista Giovana Morbi: “Não adianta malhar, se esforçar na academia e não cuidar dos hábitos alimentares. Absolutamente tudo o que você come influencia na sua vida de alguma maneira, seja no físico ou na parte emocional.” Portanto, os cuidados devem começar pela alimentação.
Entre os alimentos mais conhecidos dos frequentadores de academia estão o frango, a mandioca e a batata-doce. Contudo, Giovana afirma que nenhum alimento trará resultados se consumido de forma isolada. Eles devem ser combinados na dieta, de acordo com o objetivo de cada indivíduo.
Dietas específicas para cada meta
“Se a pessoa busca hipertrofia, ou seja, ganho de massa muscular, ela precisará de uma quantidade maior de proteínas na dieta. Alimentos como carnes, ovos e batata-doce serão de grande importância”, diz a nutricionista. Já se alguém busca acelerar o metabolismo para emagrecer, Giovana recomenda produtos que aumentem a temperatura do corpo, como gengibre, pimenta, canela e chá verde.
Segundo a nutricionista, corantes, açúcar e farinha refinada podem ser prejudiciais à saúde, quando em excesso. Por outro lado, ela não considera justo culpá-los, uma vez que são os hábitos diários e os exageros, de uma forma geral, que atrapalham a saúde e a boa forma física do corpo.