AchèAchè
search
Título

Diego Hypólito, Xuxa, Beckham e mais: conheça 6 atletas com asma

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

A prática da atividade física faz bem à saúde, e pode, sim, ajudar a controlar doenças nas vias respiratórias! Muitos atletas conhecidos já passaram por situações complicadas em decorrência dos sintomas, o que levou à desistência da profissão. Mas, para a maioria, a prática de esportes ajudou significativamente nas condições físicas. Conheça 6 atletas com asma e inspire-se!

David Beckham – O ex-jogador de futebol sofre de asma desde criança. Mas, a revelação para o grande público veio em 2009, depois que o jogador usou um inalador no intervalo de uma partida, diante de uma crise violenta de tosse. Na época, o inglês afirmou que seu desempenho dentro de campo nunca foi prejudicado em decorrência da doença. O atleta se aposentou oficialmente em 2013, por cansaço dos gramados.

Jaqueline MourãoÚnica atleta a participar de cinco edições dos Jogos (de verão em Atenas-2004 e Pequim-2008, no mountain bike; e de inverno em Torino-2006, Vancouver-2010 e Sochi-2014, no biatlo e no esqui cross country), Mourão precisou lidar com asma e bronquite para levar adiante a profissão. Segundo ela, as crises eram tão fortes que precisava ser levada ao hospital frequentemente. No entanto, ela intensificou sua prática de esportes para melhorar a saúde. Efeito positivo para a atleta, que começou a fazer ginástica aos seis anos de idade.

Fernando Scherer – Até os 12 anos, Xuxa sofria com os sintomas mais comuns da asma mal controlada, como falta de ar e chiado no peito. Apenas tratava as crises com medicamentos de resgate. Ao procurar tratamento, um especialista lhe indicou exercícios físicos. Foi quando, aos 14 anos, começou a nadar por indicação médica. O medalhista olímpico é um dos nomes mais conhecidos da natação mundial.

Carla Moreno – A triatleta brasileira tem asma e rinite desde a infância. Na juventude, começou a fazer natação por indicação médica para aliviar os sintomas respiratórios e tomou gosto pelo esporte. Aos poucos os sintomas desapareceram. Por achar que estava curada, interrompeu o tratamento por conta própria, e em 2008, durante competição em Goiânia, sofreu uma parada cardiorrespiratória. Depois de um período conturbado, Carla resolveu levar o tratamento contra asma mais à sério e segue com uma carreira, contando com 20 anos de profissão.

Diego Hypólito – O ginasta olímpico considera o esporte um dos grandes recursos para melhorar sua saúde. O medalhista passou por problemas profissionais por causa da asma no ano de 2011. Diego estava prestes a participar da Copa Internacional de Ginástica Artística, em San Juan, Porto Rico, quando passou por uma grave crise, optando por ficar no Rio de Janeiro e seguir com o tratamento. Na época, o atleta ressaltou que não tinha crises constantes há mais de cinco anos. Diego é hoje um dos principais nomes da ginástica artística brasileira.

Tom Dolan – O ex-nadador americano largou o esporte no ano de 2003 em decorrência de problemas respiratórios. Sua batalha contra a fortíssima asma e seus efeitos gerais em todo sistema respiratório foi bastante árdua. Na época, o nadador havia anunciado que seguiria nadando enquanto estivesse se divertindo fazendo isso, mas em razão das crises parecia mais uma dor do que prazer. Vale ressaltar que Tom Dolan chegou à natação por recomendação médica.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Como evitar os problemas causados pelo sol sem prejudicar a absorção de vitamina D?

A vitamina D é fundamental para diversas funções do organismo, com destaque para a saúde óssea, já que permite a absorção do cálcio, nutriente vital para o desenvolvimento de ossos e dentes. A principal forma de obter a vitamina D é a exposição solar e por isso o contato com o sol é recomendado diariamente. […]

Artigos
O tratamento da calvície deve ser feito por toda a vida?

Uma das principais causas da calvície, especialmente aquela mais conhecida e que acomete grande parte dos homens, é a genética. Essa manifestação específica de queda capilar exige que o tratamento da calvície seja feito por toda a vida, pois não existe como curar definitivamente o problema. O paciente que quiser controlar o problema deve estar […]

Artigos
Quem tem o cabelo oleoso tem mais chance de desenvolver caspa?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a caspa é um dos principais sintomas da dermatite seborreica, doença que afeta as áreas do corpo em que há maior concentração de glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de óleo. Como exemplos, podem ser citados as orelhas, o nariz, as sobrancelhas e o couro cabeludo. Logo, […]

Converse com um dos nossos atendentes