A vitamina E é conhecida por seu poder antioxidante, combatendo os radicais livres que prejudicam as células do organismo. Por este motivo, o nutriente proporciona benefícios não apenas para a pele, para neutralizar os sintomas da TPM, como também para prevenir doenças cardiovasculares. Conheça os poderes dessa vitamina com as dicas do clínico geral Leoni Iribarrem.
Benefícios da vitamina E para prevenir doenças cardiovasculares
Segundo o médico, a ação antioxidante da vitamina E se destaca como principal benefício, já que combate os radicais livres e auxilia no bom funcionamento do corpo como um todo, principalmente do sistema cardíaco. “Estudos indicam que ela pode melhorar a função cardíaca, já que colabora para o relaxamento dos vasos sanguíneos e auxilia na sua desobstrução”, afirma, comentando que a chance de doenças coronárias diminui com uma alimentação rica em vitamina E e/ou suplementação com o nutriente.
Saiba como encontrar vitamina E na alimentação
De acordo com Iribarrem, alimentos ricos em vitamina E são famosos por apresentarem ‘gorduras boas’, como oleaginosas, açaí, abacate, azeite de oliva e gema de ovo. “No entanto, não se pode consumir esse tipo de alimento sem uma pré-orientação médica, pois possuem alto teor de gordura e pode aumentar o nível de colesterol no sangue e, em certos casos, alguns pacientes não podem ingerir estes alimentos”, atenta.
Suplementação com vitamina E é uma boa pedida
Nos casos em que o indivíduo precisa de vitamina E e não pode ingerir alimentos ricos no nutriente, o suplemento com comprimidos é o ideal. O médico afirma que a dose recomendada para adultos saudáveis é de 15mg por dia. “Volto a ressaltar a importância de uma consulta médica antes, pois cada caso é preciso analisar de forma diferente, mesmo que seja ‘apenas’ uma vitamina, como muitos pensam”, ressalta.