AchèAchè
search
Título

Descarte de medicamentos: Como fazer de forma correta?

Cuidados e Bem-estar
Segurança para o Paciente

Por Cuidados Pela Vida

19 de outubro de 2023

Um ponto relacionado à coleta de lixo é o descarte correto dos medicamentos. O gerenciamento de resíduos de medicamentos (descarte) é de responsabilidade de todos, desde os fabricantes até os usuários.  A falta de informação é a responsável pela maior parte do descarte incorreto de medicamentos e o conhecimento por parte dos usuários quanto a isso traz a proteção ao meio ambiente. Segue algumas informações sobre esse tema:

• Por que precisamos pensar no descarte correto de medicamentos?
O descarte correto de medicamentos tem como objetivo principal a proteção ao meio ambiente, evitando a contaminação da água e do solo.
Ao descartar medicamentos no lixo comum, no vaso sanitário ou na pia, contribuímos inconscientemente na geração de um grave problema de saúde pública, por isso, devemos proceder com boas práticas ao descartar os medicamentos vencidos ou sem uso.

• Por que não podemos descartar medicamentos de qualquer jeito?
Descartando os medicamentos no esgoto ou no lixo comum, as substâncias químicas contidas nos medicamentos podem chegar aos rios e córregos e contaminar a água que bebemos, gerando um grave problema ambiental.

• Como ou de que forma podemos fazer o descarte correto desses medicamentos?
No Brasil existem ações de descarte de medicamentos vencidos ou sem uso, tais como o Programa de Descarte Consciente, cuja parceria de farmácias e indústrias farmacêuticas permite a coleta desses medicamentos e destino correto dos mesmos. No município de São Paulo, além das farmácias credenciadas, os medicamentos podem ser entregues nas Unidades Básicas de Saúde.

• Qual a orientação geral de descarte de medicamentos?
Seguindo o modelo de descarte correto, a principal orientação para descarte é não retirar o medicamento da embalagem. Alguns medicamentos, antes da incineração precisam de neutralização, por isso é fundamental mantê-los na embalagem.

• Como descartar os medicamentos líquidos ou manipulados?
No caso de líquidos ou cápsulas manipuladas, devemos mantê-los no frasco de vidro ou plástico.

• Como descartar os medicamentos em comprimidos?
No caso do comprimido, devemos mantê-lo no blister de alumínio, pois assim não há descaracterização do medicamento e facilita a identificação dos componentes descartados.

• Por que esse é considerado um “lixo especial”?
Devido ao risco de contaminação do solo e água, precisam ser tratados de forma diferente. Há uma Resolução da Diretoria Colegiada – RDC número 222 de 28 de março de 2018 que regulamenta as boas práticas de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde e dá outras providências, que inclui o descarte correto de medicamentos.
O destino final dos medicamentos de uso domiciliares vencidos ou em desuso, segue a ordem de prioridade: incinerador, coprocessador e em último caso, aterro sanitário de classe I (destinado a produtos perigosos).

Referências:

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2018/rdc0222_28_03_2018.pdf

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/vigilancia_sanitaria/index.php?p=312129

https://www.descarteconsciente.com.br/

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-10/agencia-brasil-explica-como-descartar-medicamentos-corretamente

Newsletter
Tags
descarte de medicamentos
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
A Ciência à serviço da Vida

A vida é o nosso bem mais precioso. No entanto, ela é frágil. Defende-la é uma necessidade, um direito, um valor e um dever de todo cidadão e do poder público. Essas são dimensões que integram a missão da Fiocruz, por exemplo, considerada uma das principais instituições de pesquisa em saúde pública do mundo. Neste […]

Artigos
Pesquisa clínica: Como são escolhidos os participantes?

A pesquisa clínica depende da participação de pessoas dispostas a se submeterem aos testes que precisam ser realizados durante o processo de desenvolvimento de determinado medicamento e a escolha desses indivíduos se baseia em alguns critérios. Afinal, nem todos possuem condições ideais ou adequadas para fazer parte desse tipo de projeto.   Participante deve preencher […]

Artigos
Você sabe o que é mieloma múltiplo? Conheça os principais sintomas da doença!

Se você nunca ouviu falar sobre Março Borgonha, esse artigo é para você! A campanha lançada pela Associação Brasileira de Mieloma Múltiplo (ABRAMM) é uma mobilização para conscientizar a população brasileira sobre o mieloma múltiplo, uma doença grave, crônica e que precisa de acompanhamento clínico especializado. A hematologista Sylvia Thomas foi a nossa convidada para […]

Converse com um dos nossos atendentes