search
Título

Crossfit: Confira os benefícios e riscos associados a esse tipo de treinamento

Meu Corpo
Segurança para o Paciente

14 de novembro de 2023

O crossfit é uma atividade que surgiu nos Estados Unidos no fim do século XX e dos anos 2000 para cá se tornou febre em diferentes países pelo fato de trabalhar o corpo de uma maneira diferente. A modalidade prevê que os praticantes usem a força e resistência física através de exercícios de alta intensidade que exigem o desenvolvimento simultâneo de diversos grupamentos musculares.

Assim como em toda prática que visa o treinamento físico, o crossfit apresenta benefícios, mas também seus riscos. Por isso mesmo os praticantes devem tomar alguns cuidados. “Inegavelmente, o crossfit é uma modalidade de alto rendimento, e como tal, sua prática por indivíduos despreparados, os famosos ‘praticantes de fim de semana’, compromete a técnica requerida para a execução segura e eficaz dos movimentos”, explica o ortopedista Vinícius Magno.

Acompanhamento profissional ajuda na identificação de lesões e correção de postura


Segundo o médico, aqueles que não estão acostumados com a dinâmica do crossfit ficam mais propensos a desenvolver lesões musculoesqueléticas, vasculares, cardíacas e até mesmo oftalmológicas. A solução seria buscar uma familiarização gradual com a atividade e o acompanhamento de um profissional de educação física, já que este estará atento e saberá interromper o treino ao mínimo sinal de riscos de lesões.

“Um recente estudo estimou que a incidência de lesões musculoesqueléticas no crossfit   seja de 20% e concluiu que a melhor recuperação se dá quando o treinador participa ativamente do processo de identificação das mesmas e adequação (ou suspensão) dos treinos para que o tratamento adequado seja realizado”, aponta Vinícius. A presença de um personal trainner, que se dedica integralmente a um só aluno, seria ainda mais interessante para a detecção de lesões e adequações no treino.

Crossfit promove perda de gordura, ganho de massa muscular e combate a depressão


Apesar dos riscos, o crossfit está associado a uma série de melhorias, que vão além de resistência e força. “O treinamento aeróbico e a resistência cardiovascular podem se equivaler aos de nadadores de alto rendimento. O ganho de massa muscular e perda de tecido adiposo também são notórios. Recentemente, pesquisadores destacaram a melhora no grau de motivação entre pacientes portadores de depressão que iniciaram a prática”, conta o ortopedista.

Newsletter
Tags
benefícios
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Tuberculose: Saiba tudo sobre a doença, como é transmitida e seus sintomas

A tuberculose é uma doença que ataca principalmente os pulmões, mas também pode afetar outros órgãos do corpo. É uma das principais causas de morte por doenças infecciosas no mundo e afeta milhões de pessoas a cada ano. No texto abaixo, entrevistamos a pneumologista Thais Reis, que explica tudo o que você precisa saber sobre a tuberculose, […]

Artigos
Otorrinolaringologista: o que faz? Que problemas esse especialista trata?

Você está com dor de garganta, dor de ouvido, com suspeita de laringite, amigdalite ou precisa de tratamento para apneia do sono? Para todos esses casos, existe um profissional que pode te ajudar: o otorrinolaringologista. Essa especialidade tão abrangente da Medicina atua na terapia e na prevenção de várias doenças do canal auditivo, do nariz e da garganta. […]

Artigos
Vacina bivalente para a COVID-19: Vou precisar me vacinar de novo?

Desde que a vacina contra COVID-19 entrou no calendário de imunização, muitas dúvidas começaram a surgir, principalmente sobre qual a melhor indicação para cada público e a regularidade com a qual ela deve ser aplicada. Com a chegada da vacina bivalente, a situação não poderia ser diferente. Com essa atualização do imunizante, o principal questionamento […]

Converse com um dos nossos atendentes