AchèAchè
search
Título

Conheça as novas diretrizes da OMS que visam reduzir as infecções cirúrgicas

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

As cirurgias oferecem riscos de infecções bacterianas aos pacientes. Hoje, graças aos cuidados médicos e ao maior conhecimento sobre prevenção, o número de casos é bastante reduzido. Ainda assim, cerca de 11% dos pacientes submetidos a cirurgias são infectados nos países de média e baixa renda.

Medidas podem reduzir infecções em até 39%

 

Baseando-se em pesquisas e dados científicos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elaborou um documento com 29 medidas que devem ser aplicadas para reduzir o risco de infecções no pré e no pós-operatório e também durante os procedimentos cirúrgicos. Um estudo realizado em países africanos indicou a possibilidade de redução de até 39% dos casos de contaminações com a adoção das novas diretrizes.

As recomendações são divididas em dois grupos: 13 medidas fazem referência ao pré-operatório e as outras 16 são relativas ao momento da cirurgia e à recuperação do paciente. As diretrizes incluem garantir que a pessoa não seja depilada e tome banho antes do procedimento e instruções aos médicos sobre como higienizar as mãos corretamente.

Documento busca combater resistência a antibióticos

 

Um dos pontos mais importantes do documento, elaborado por 20 especialistas, trata sobre o uso de antibióticos. A OMS desaconselha a utilização desses medicamentos após uma cirurgia. O paciente deve consumi-los apenas antes ou durante o procedimento. A medida tem como objetivo frear as transformações das bactérias combatidas pelos antibióticos e que, consequentemente, tornam o tratamento mais difícil.

As novas condutas também recomendam a colocação de luvas cirúrgicas, a não interrupção do uso de medicamentos imunossupressores antes de uma cirurgia e a utilização de aquecedores para manter a temperatura corporal estável. Com a adoção do documento em escala global, é esperado que haja melhorias na qualidade de vida, além da redução dos custos dos procedimentos cirúrgicos.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Por que a maior parte de infecções em crianças é causada por vírus?

A infância é um período da vida marcado por frequentes infecções, tendo em vista que o sistema imune das crianças está em desenvolvimento e, portanto, mais vulnerável à ação de vírus, bactérias e demais agentes infecciosos. Dentre estes, os vírus são os que aparecem com maior prevalência, pois são mais resistentes e possuem maior poder […]

Artigos
Iniciar uma dieta sem consultar um nutricionista oferece riscos à saúde?

Quase todo mundo tem boas noções sobre a importância das dietas para quem deseja emagrecer e dos benefícios da alimentação saudável. Segundo a nutróloga Paula Whyte, os brasileiros sabem, por exemplo, que legumes, frutas e outros vegetais são saudáveis. No entanto, não sabem em que horário comer e qual é a quantidade mais adequada. Tudo […]

Artigos
Colesterol: Com que frequência devemos realizar exames de controle?

O colesterol é um tipo de gordura presente no organismo humano fundamental para a realização de diversas funções. De sua totalidade, 70% é produzido pelo próprio corpo e o restante é proveniente de dieta. No entanto, existem dois tipos de colesterol, o “bom” (HDL) e o “ruim” (LDL), e isso deve ser controlado de forma […]

Converse com um dos nossos atendentes