Aspecto ressecado, vermelhidão, repuxamento e sensibilidade a cosméticos diversos, inclusive maquiagem. Essas são algumas das características de uma pele sensível, que requer cuidados ainda mais especiais todos os dias. Em pessoas mais claras essa condição é mais visível, mas não é a quantidade de pigmentação que determina o quadro. Confira alguns desses cuidados para a sua pele do rosto sensível.
Como deve ser a limpeza da pele sensível?
No caso da pele sensibilizada, menos é mais. Produtos hipoalergênicos, sem cheiro, com base de glicerina são os ideais para a lavagem diária do rosto. “Loções leves ou géis-creme que dependerão do grau de oleosidade também”, indica o dermatologista Murilo Drummond. A limpeza deve ser feita suavemente sempre com produtos que equilibrem o pH (potencial de hidrogênio) da pele e tônicos calmantes. Entretanto, a esfoliação e produtos com álcool na fórmula não são recomendados.
Evitar a exposição solar excessiva para não adquirir a vermelhidão é outra recomendação, por isso o uso do filtro solar apenas é indispensável após a limpeza. Borrifar água dermatológica ao longo do dia ou depois de um dia de praia também pode colaborar na recuperação e hidratação da pele, já que esses produtos contém propriedades calmantes.
Evitar agentes alergênicos é um dos cuidados indicados
Entre os outros problemas que uma pele do rosto sensível estão eritema, coceira, feridas. “É muito difícil uma pele sensível deixar de ser, pois esse fator está relacionado ao sistema imunológico. Passar protetores que não grudem na pele e usar sabontes com calêndula ou ceramidas podem ajudar”, indica Murilo.