As doenças cardiovasculares representam a principal causa de mortalidade no Brasil e no mundo, vitimando milhares de homens e mulheres. O hábito alimentar saudável, principalmente o consumo de alimentos integrais, frutas, verduras e gorduras mono e poliinsaturadas podem contribuir na prevenção de doenças cardiovasculares.
Dentre esses alimentos, podemos destacar o Ômega 3, que é um ácido graxo essencial para a formação e manutenção das células, o seu consumo ajuda na redução do colesterol ruim (LDL). Diferente da gordura saturada, encontrada em grandes quantidades nos alimentos, e mais prejudicial para a nossa saúde, podendo levar ao aumento do colesterol ruim.
Pesquisas mostram que esses ácidos graxos são capazes de ajudar no controle da lipidemia e conter reações inflamatórias, entre outros benefícios. Dessa forma, auxiliando no tratamento de doenças cardiovasculares.
Dentre os benefícios do consumo de ômega 3 para o coração destacamos:
-Diminuição das taxas de triglicérides e colesterol total no sangue;
-Redução da pressão arterial de indivíduos com hipertensão leve;
-Alteração da estrutura da membrana das células sanguíneas, tornando o sangue mais fluido.
As maiores fontes de ômega 3 são os peixes de águas frias e profundas como o atum, o salmão, a anchova, a truta e a sardinha, além de abacate, os óleos vegetais (como o azeite, o óleo de soja, o de canola, o de soja, o de girassol e o de milho), as oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes) e as sementes oleaginosas (girassol, gergelim, linhaça, abóbora).
São inúmeros os benefícios para o coração com o consumo de ômega 3. O músculo cardíaco se torna mais eficiente, a demanda de oxigênio é reduzida, a frequência cardíaca é melhor controlada e os riscos de arritmias são reduzidos.
O consumo de ômega 3, pode além desses benefícios, auxiliar no tratamento de doenças inflamatórias como artrite, doença autoimune, psoríase e eczema, depressão, câncer, lúpus e asma. Sendo assim, o consumo de ômega 3 tem significativa importância na prevenção de doenças cardiovasculares e crônicas degenerativas.
Mas cuidado, o consumo excessivo de gordura, pode causar efeito contrário, trazendo riscos para a nossa saúde tais como:
-excesso de ómega 3 pode dificultar a resposta à infecção e alterações da coagulação sanguínea.
-excesso de ômega 6 pode ocasionar o envelhecimento celular precoce, alterações estruturais das membranas celulares.
Fazendo uma alimentação diária saudável e moderando o consumo desses alimentos, o risco de consumir em excesso é praticamente nulo.
Referências:
- Os benefícios à saúde dos ácidos graxos poliinsaturados [internet]. Food ingredients Brasil, n 39, 2016. [Acesso em: 17/03/2018]. Disponível em: http://revista-fi.com.br/upload_arquivos/201611/2016110700002001479901769.pdf
- Kayser CGR et. al. Benefícios da ingestão de ômega 3 e a prevenção de doenças crônico degenerativas [internet]. Rev. Bras. de Obes., Nut. e Emag., v. 4, n. 21, 2010. [Acesso em: 17/03/2018]. Disponível em: http://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/viewFile/272/252
- Ômegas 3, 6 e 9 entenda as diferenças e seus benefícios à saúde [internet]. Aditivos e ingredientes, 2016. [Acesso em: 17/03/2018]. Disponível em: http://aditivosingredientes.com.br/upload_arquivos/201603/2016030481242001459191353.pdf
- GORDURAS alimentares [internet]. [Acesso em: 22 mar. 2018]. Disponível em: http://www.plataformacontraaobesidade.dgs.pt/ResourcesUser/gorduras.pdf