AchèAchè
search
Título

Como o médico pode ajudar o paciente na prevenção de doenças?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

A identificação dos diversos problemas de saúde e de suas curas foi e ainda é objeto de muitos estudos. Mas, há um destaque cada vez maior para a importância da prevenção de doenças no dia a dia, já que ela possui papel fundamental na manutenção da qualidade de vida. Nesse aspecto, os pacientes podem contar com a ajuda dos médicos para descobrir como evitar enfermidades e suas complicações.

É importante analisar o paciente além de suas queixas

 

De acordo com o coloproctologista Paulo Rocha França Neto, o profissional deve avaliar um paciente como um sistema e não somente investigar as queixas apresentadas durante a consulta. “Os hábitos de vida devem ser cuidadosamente avaliados. Saber se o paciente tem alimentação saudável, se pratica atividade física e se bebe ou fuma são de suma importância na avaliação da saúde”, explica o especialista.

Além disso, o histórico familiar de câncer e de doenças do coração auxilia na identificação de possíveis problemas e na realização da prevenção, já que muitas doenças podem ser hereditárias. O médico ressalta ainda a importância de saber em que região do país e em que condições de higiene o paciente vive. Isso ajuda no diagnóstico e na prevenção de verminoses, malária e Doença de Chagas, por exemplo.  

Alimentação ajuda a prevenir câncer e doenças cardiovasculares

 

Também cabe ao médico o papel de orientar o paciente sobre os riscos de hábitos inadequados e a necessidade da prevenção, fatores desconhecidos por muitos. “Hábitos simples, como uma alimentação rica em verduras e frutas e com pouca gordura e atividade física regular, ajudam, por exemplo, no funcionamento intestinal, na prevenção de doenças cardiovasculares e câncer”, destaca Paulo.

O profissional afirma que cada paciente recebe as dicas e medidas de uma maneira: “Se o indivíduo está bem orientado e tem uma boa relação com o médico, geralmente ele seguirá a prevenção proposta.” O especialista acredita que a prevenção é a principal arma disponível para a promoção da saúde e que sempre orienta seus pacientes em relação a essas medidas.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Como o calor afeta quem sofre de asma?

Quem tem asma sabe que não importa se é inverno ou verão, os cuidados com a saúde não podem ficar de lado em nenhuma estação do ano. Essa necessidade é resultado do grande impacto que o clima causa na vida dos asmáticos. Não é apenas a temperatura que influencia na possibilidade de ter uma crise. […]

Artigos
Um quadro de osteopenia não tratada sempre evolui para osteoporose?

Muitas pessoas já ouviram falar da osteoporose, um problema que enfraquece os ossos e atinge principalmente os idosos. Mas, existe um quadro menos conhecido, anterior à osteoporose, chamado de osteopenia, que indica a perda de massa óssea e pode levar ao desenvolvimento da doença, mas que pode ser vencido com o tratamento adequado. O que […]

Artigos
Qual é a vitamina mais importante para a saúde das unhas?

A relação entre saúde das unhas e vitaminas não se estabelece, segundo a dermatologista Vanessa Kodani, por apenas uma vitamina específica. Para a especialista, a explicação está em um conjunto de fatores no e equilíbrio das vitaminas e minerais no organismo. Mesmo assim, alguns nutrientes se destacam nesse contexto, como a biotina.  Vitaminas e saúde […]

Converse com um dos nossos atendentes