Resultado da inflamação das estruturas dos pulmões, a bronquite crônica é uma doença que até o momento não tem cura, mas quando tratada corretamente, pode permitir a pessoa uma vida saudável e ativa.
As crises de bronquite podem acontecer espontaneamente, ou quando o indivíduo se expõe a alguns fatores que desencadeiam os sintomas de tosse, dificuldade para respirar, febre, dor/desconforto/chiado no peito, coriza (nariz escorrendo), entre outros.
Os principais fatores de risco são:
-Exposição a poeiras;
-Contato com pólen;
-Realização de exercícios;
-Refluxo gastresofágico;
-Mudanças bruscas de temperatura;
-Baixa umidade do ar;
-Exposição a fumaças (poluição, fumo, lenha, carvão, etc.);
-Entre outros.
Para ter uma vida mais saudável mesmo tendo bronquite pode ser muito simples. O acompanhamento regular com o pneumologista (médico especializado nas estruturas do corpo que permitem a respiração) é fundamental para saber se o tratamento está sendo eficaz, ou se mudanças precisam ser realizadas.
Outra importante atitude é seguir corretamente as orientações do médico e realizar o tratamento exatamente como indicado. Os medicamentos nunca podem ser interrompidos/alterados por conta própria.
Realizar exercícios também tem se mostrado uma ótima alternativa para quem tem problemas respiratórios, melhorando a dinâmica de funcionamento dos pulmões e coração, pois proporcionam melhor condicionamento físico.
O importante é saber ajustar o tipo e intensidade de cada exercício, de acordo com sua capacidade respiratória. Pode-se começar com exercícios como marcha, yoga ou hidroginástica e depois avançar para aqueles com maior intensidade como corrida, andar de bicicleta, dançar, entre outros.
Referências:
- Asma, Bronquite Crônica e Enfisema [online] Ministério da Saúde. Blog da Saúde. Jan/ 2015. [acesso em 09/06/2017] Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/570-perguntas-e-respostas/35049-asma-bronquite-cronica-e-enfisema
- Goldman, Lee. Cecil Medicina. Rio de Janeiro, Elsevier, 2009. 23ed. vol.1 p.: 719
- Ricardo. Pratique exercício físico e melhore a saúde dos seus pulmões [online] Fundação Portuguesa do Pulmão. [acesso em 09/06/2017] Disponível em: https://a.cpv.digital/fundacaoportuguesadopulmao