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    Como conquistar mais qualidade de vida tendo osteoporose?

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    A osteoporose é uma doença que afeta os ossos do corpo, tornando-os fracos, o que aumenta de forma significante o risco de fraturas. Os principais tipos são1:

    Osteoporose pós-menopausa

    É o tipo da doença que atinge mulheres após a menopausa, causando principalmente fraturas de coluna.

    Osteoporose senil

    Atinge principalmente pessoas com mais de 70 anos de idade, causando na maioria dos casos, fraturas de coluna e quadril.

    Osteoporose secundária

    Este tipo de osteoporose atinge pessoas com doença nos rins e fígado, alterações hormonais, problemas no sangue, ou ainda, que usam alguns medicamentos, por exemplo, corticoides.

    Como a doença pode causar menos impacto?

    Veja algumas dicas:

    – Após a avaliação e liberação de seu médico, exercite-se regularmente (pelo menos 3 vezes por semana) com supervisão de um profissional;

    – Evite carregar excesso de peso (use carrinhos), assim como levantar objetos pesados acima da cabeça. Sempre que for preciso levar algo nas mãos, distribua o peso igualmente em ambas;

    – Evite atividades que lhe obriguem permanecer longos períodos com a coluna curvada. Ao passar/lavar a roupa, varrer a casa ou limpar determinado local, mantenha suas costas retas. Aumentar o cabo da vassoura é uma ótima solução;

    -Para permitir caminhadas mais confortáveis, prefira calçados largos na frente e que não tenham salto acima de 2 centímetros, porém evite calçados sem salto;

    -Lembre-se que tapetes soltos, fios em corredores, pisos escorregadios e escadas sem corrimão, por exemplo, aumentam o risco de acidentes que podem causar fraturas, por isso, mantenha sua casa segura;

    -É importante manter os níveis adequados de vitamina D no sangue, pois níveis baixos representam risco para fraturas, independente da osteoporose, por afetar a mineralização óssea, a força muscular e o equilíbrio. Além da reposição da vitamina prescrita por um médico, pode-se tomar banho de sol diariamente até as 10 horas e após as 15 horas, para aumentar a produção desta vitamina de forma natural;

    -Um nutriente imprescindível no tratamento da osteoporose é o cálcio, por isso, não se esqueça de colocá-lo em suas refeições, através de alimentos como o leite, queijos, requeijão, iogurte, espinafre, couve-manteiga, escarola, agrião, brócolis, sardinha, ostras, entre outros.

    Referências:

    1. Osteoporose [online] Sociedade Brasileira de Reumatologia. 2011 [acesso em 07/03/2017] Disponível em: http://www.reumatologia.com.br/PDFs/Cartilha%20osteoporose.pdf
    2. Prevenção da Osteoporose: A Dose Ideal [online] Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. [acesso em 07/03/2017] Disponível em: http://www.endocrino.org.br/prevencao-da-osteoporose-dose-ideal/

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