Você está fazendo dieta para emagrecer, anoitece e bate aquela fome. O que fazer? Preste atenção na hora de escolher o que irá comer para jantar. Ingerir carboidratos à noite, a partir de 19h, não é recomendado para quem quer perder uns quilinhos. Vamos saber agora por que isso atrapalha!
Driblando a fome
É comum algumas pessoas chegarem em casa à noite cansadas e esfomeadas após um dia cheio de estudos ou trabalho. No entanto, isso pode ser ruim, pois, psicologicamente, o desejo por um pratão de repleto de comida vem logo à cabeça e é aí que mora o “perigo”. Mas há uma maneira para evitar que isso aconteça, melhorando o planejamento alimentar do dia e estipulando os horários das refeições na medida do possível: “Ter sempre lanches saudáveis às mãos e um horário certo de café da manhã e almoço são atitudes fundamentais”, diz a nutricionista Loraine Ferraz.
Refeições à noite
Na hora de se alimentar à noite, dê preferência aos alimentos mais leves, como saladas com alguma fonte de proteína, como carne magra, ovo cozido, tofu e queijo branco magro. Nos dias mais frios, sopas são uma boa ideia, porém sem adição de massas e salgados nos caldos.
E os carboidratos? Devem ser consumidos no após as 19h? Essa é uma questão a ser analisada com cautela, pois depende do tipo de carboidrato, da quantidade, do seu estilo de vida e do horário em que você pratica alguma atividade física. “O maior problema do consumo de carboidratos à noite é o tipo ‘simples’ (farinha branca refinada, açúcar, doces, pães brancos, biscoitos, etc). Eles levarão a um aumento dos estoques de gordura, aqueles pneuzinhos que tanto nos incomodam, pois no fim do dia ele dificilmente será gasto”, explica a profissional.
Já os carboidratos complexos, que são ricos em fibras, podem ser ingeridos a partir deste horário, mas em quantidades devidamente ajustadas individualmente por um nutricionista.