Na “era da corrida”, parece que só há uma forma de ser saudável: levantar antes do sol nascer, colocar um par de tênis e sair para correr no parque. Embora a corrida seja um excelente hábito, saiba que ela não é a única forma de garantir uma boa saúde.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, para manter a saúde em dia, é necessário praticar ao menos 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade intensa por semana. Isso porque o movimento contribui diretamente para o fortalecimento do sistema cardiovascular, o aumento da disposição e energia, além de prevenir doenças e até promover a socialização.
E o melhor é que há diversas opções de atividades físicas! Com certeza uma delas se encaixa perfeitamente na sua rotina.
Modalidades de treino: como escolher?
Para a educadora física Carolina Guimarães, ao considerar algumas condições de saúde, não há desculpas para o sedentarismo, pois as possibilidades para se manter em movimento são variadas. Calistenia, ciclismo, natação, pilates, musculação, funcional, dança, spinning são algumas das modalidades mais conhecidas.
A escolha do treino ideal depende de uma avaliação do perfil pessoal e do tempo disponível para se dedicar à atividade física. Para identificar o seu estilo, pense sobre as seguintes questões:
- Quero me exercitar individualmente ou em grupo?
- Prefiro atividades ao ar-livre ou em ambientes fechados?
- Meu objetivo é emagrecer, ganhar massa ou manter a forma?
O segundo passo é testar as modalidades. Nesta etapa, opte por realizar treinos experimentais, a boa parte das academias e estúdios oferecem essa vantagem gratuitamente.
Mas a especialista faz uma ressalva: “o treino de musculação é muito importante para manutenção e produção de massa magra”. Por isso, a chave é conciliar a musculação com outra atividade física de interesse.
Confira 5 formas diferentes de se exercitar
1 – Pilates
O pilates é uma excelente aposta para quem deseja melhorar a coordenação motora, equilíbrio e consciência corporal. Entre os benefícios, o pilates é capaz de reduzir o estresse, melhorar a flexibilidade e, principalmente, promover o fortalecimento muscular.
2 – Musculação
Da adolescência à terceira idade, a musculação é a modalidade mais indicada por médicos. Isso porque a atividade física é eficiente na construção de massa muscular e pode contribuir significativamente com o emagrecimento.
A modalidade também previne condições de saúde, como AVC, diabetes e doenças cardiovasculares, além de promover a saúde mental.
3 – Corrida
Democrática e acessível para boa parte da população, a corrida não é a única, mas não deixa de ser uma ótima escolha. Pode ser executada em ambientes públicos e sem grandes investimentos, e é indicada para quem gosta de atividades aeróbicas intensas. No entanto, antes de começar a treinar, considere realizar um check-up médico.
4 – Funcional
O treino funcional — também conhecido como HIT — trabalha o corpo inteiro com movimentos já conhecidos como pular, correr, andar de bicicleta, usar halteres, etc. É indicado para quem deseja ter um treino dinâmico e rápido, visto que as sessões tendem a durar de 30 a 45 minutos apenas.
5 – Dança
Perder peso e movimentar o corpo pode ser mais divertido com música. A atividade em grupo é uma boa escolha para quem deseja diminuir dores, ganhar mais resistência e até mesmo aumentar a autoestima.



