Muitas pessoas que vivem com dores nas articulações, geralmente por apresentarem um quadro de artrose, reclamam que em períodos mais frios o incômodo piora. Apesar de não haver embasamento científico que corrobore completamente tal situação, existem argumentos que ajudam a entendê-la.
Explicações para a relação entre frio e dor articular
“Uma possível explicação é que no frio existe uma vasoconstrição generalizada, o que reduz o aporte de sangue para as articulações, gerando sensação de desconforto local. Porém, não existe evidência científica firmada para explicar tal fenômeno”, comenta o ortopedista e traumatologista Guilherme Falótico.
A redução da temperatura promove também o espasmo muscular, que é a contratura prolongada e involuntária. Isso causa o aumento da compressão da articulação doente. Além disso, o frio torna o tempo de reação muscular mais lento, o que acarreta na redução do seu efeito de proteção articular durante o movimento.
Métodos para evitar a dor articular no frio
Independentemente da explicação, a temperatura mais baixa traz desconforto e os pacientes com artrose precisam achar maneiras de amenizar a sensação e tratar a doença. “Manter-se bem aquecido e realizar atividades físicas de baixo impacto, visto que o exercício aumenta o aporte sanguíneo nos músculos e articulações, são boas opções para evitar a dor articular no frio”, recomenda o profissional.
Realizar aquecimento antes dos treinos é uma medida essencial para quem tem artrose e no frio se torna ainda mais importante. Colocar compressas quentes nos músculos adjacentes aos pontos de dor é outra medida legal, pois previne o espasmo e melhora a função muscular. “Além do frio, contribuem para tornar as dores articulares mais fortes, fatores como: doenças reumáticas e ortopédicas, sobrepeso/obesidade e fraqueza muscular periarticular”.
Foto: Shutterstock