search
Título

As dores nas articulações ficam mais fortes no frio?

Doenças dos Ossos
Sintomas

Por

Muitas pessoas que vivem com dores nas articulações, geralmente por apresentarem um quadro de artrose, reclamam que em períodos mais frios o incômodo piora. Apesar de não haver embasamento científico que corrobore completamente tal situação, existem argumentos que ajudam a entendê-la.

Explicações para a relação entre frio e dor articular


“Uma possível explicação é que no frio existe uma vasoconstrição generalizada, o que reduz o aporte de sangue para as articulações, gerando sensação de desconforto local. Porém, não existe evidência científica firmada para explicar tal fenômeno”, comenta o ortopedista e traumatologista Guilherme Falótico.

A redução da temperatura promove também o espasmo muscular, que é a contratura prolongada e involuntária. Isso causa o aumento da compressão da articulação doente. Além disso, o frio torna o tempo de reação muscular mais lento, o que acarreta na redução do seu efeito de proteção articular durante o movimento.

Métodos para evitar a dor articular no frio


Independentemente da explicação, a temperatura mais baixa traz desconforto e os pacientes com artrose precisam achar maneiras de amenizar a sensação e tratar a doença. “Manter-se bem aquecido e realizar atividades físicas de baixo impacto, visto que o exercício aumenta o aporte sanguíneo nos músculos e articulações, são boas opções para evitar a dor articular no frio”, recomenda o profissional.

Realizar aquecimento antes dos treinos é uma medida essencial para quem tem artrose e no frio se torna ainda mais importante. Colocar compressas quentes nos músculos adjacentes aos pontos de dor é outra medida legal, pois previne o espasmo e melhora a função muscular. “Além do frio, contribuem para tornar as dores articulares mais fortes, fatores como: doenças reumáticas e ortopédicas, sobrepeso/obesidade e fraqueza muscular periarticular”.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes