search
Título

A pior doença é o preconceito: Vídeo mostra como discriminação prejudica crianças com genodermatoses

Prevenção
Saúde Infantil

19 de outubro de 2023

Portadores de doenças de pele sofrem mais preconceitos do que imaginamos, motivados muitas vezes pela ideia de que tudo que se manifesta na pele é contagioso, mas isso não é verdade!

Reforçando a luta contra a discriminação, a Dra. Regia Patriota se uniu ao laboratório Aché e outros parceiros para produzir ‘Além da Pele’, um vídeo que vai mudar a forma como muita gente enxerga genodermatoses.

Assista e emocione-se:

Mas o que é genodermatose?

Genodermatoses são doenças genéticas raras e graves que afetam a pele e outros órgãos. Não há perigo de transmissão por contato ou pelo ar, elas são transmitidas apenas geneticamente.

Entre as mais de 300 genodermatoses conhecidas, 4 delas, bastante graves, são mencionadas no vídeo.

Epidermólise bolhosa

São bolhas de conteúdo claro ou com traços de sangue. Essa doença se manifesta na mucosa bucal e apresenta anomalias na formação dentária. As primeiras manifestações surgem ao nascimento ou logo após, em áreas como mãos, pés, joelhos, cotovelos e coxas. Os medicamentos não impedem a formação de bolhas, mas podem ajudar a diminuir o surgimento das mesmas.

Ictiose

A doença é conhecida como “escama de peixe” por ressecar e descamar a pele. As partes mais comprometidas são o tronco, as pernas e os pés. Entre os sintomas estão diminuição do suor e menos tolerância ao calor. Elas podem surgir entre 3 e 4 anos de idade. O tratamento é feito com aplicação de cremes, loções e sabonetes suaves, para não causar ainda mais ressecamento. A ictiose não apresenta riscos de morte.

Xeroderma Pigmentoso

Causada por uma mutação genética, ela provoca sensibilidade solar aos raios ultravioleta, originando pele seca e mudanças em sua coloração. Os pacientes apresentam sensibilidade solar e elevada incidência de câncer de pele, até 1000 vezes maior que a média da população. Geralmente ela aparece na infância, e as crianças apresentam queimaduras graves após alguns minutos de exposição solar. É recomendado que o paciente evite o sol ou use filtro com fator de proteção 70.

Displasia Ectodérmica

É um conjunto de síndromes de origem hereditária caracterizado por defeitos originários na pele. O exemplo clássico é a formação dentária, justificada pela ausência parcial ou total dos dentes. Também ocorrem perda de cabelos, unhas e glândulas sudoríparas e sebáceas. Como não existe um tratamento específico, a criança deve ser acompanhada por um pediatra e avaliar a necessidade de cirurgia estética.

Agora que você entendeu cada uma delas, seja também um agente de mudança e faça a diferença!

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Colesterol infantil: dicas de como tornar mais saudáveis os lanches das crianças que precisam reduzir gordura na dieta

O cuidado com a saúde deve começar desde cedo e essa preocupação passa pela alimentação das crianças. Um dos problemas que podem ser desenvolvidos com a imprudência nas refeições é o colesterol infantil, ou seja, uma taxa alta do “colesterol ruim”, o LDL-C (lipoproteína de baixa densidade), logo no início da vida. Invisível para os […]

Artigos
Confira os riscos associados ao consumo em excesso de refrigerantes na infância

É comum vermos festinhas de aniversário de criança cheias de refrigerantes. Alguns caramelizados, outros com sabor frutado, não importa, eles estão presentes e parecem ser as bebidas oficiais dos eventos devido ao sucesso com a criançada. No entanto, os pais devem tomar cuidado, o consumo em excesso dos refrigerantes pode ser prejudicial à saúde. Efeitos […]

Artigos
Quais são as viroses mais comuns na infância?

A anemia é um problema de saúde muito conhecido, em especial a anemia infantil. De acordo com o Ministério da Saúde, até os 5 anos de idade, as crianças constituem o grupo de maior risco para deficiências de micronutrientes, como o ferro e a vitamina A, se tornando mais suscetíveis à anemia. A criança anêmica […]

Converse com um dos nossos atendentes