Os cuidados com a saúde devem começar ainda na infância, afinal, o melhor tratamento é a prevenção. Algumas doenças diagnosticadas em adultos são consequência ou foram propiciadas pela falta de atenção com problemas e desequilíbrios durante a infância e a adolescência.
Obesidade pode levar à hipertensão
A obesidade é um deles. Nas crianças, ela aumenta consideravelmente as chances de desenvolvimento da pressão alta: “A obesidade na infância é fator de risco para hipertensão na vida adulta e também é o principal fator para surgimento de hipertensão na infância e adolescência”, explica a cardiologista Caroline Nagano.
Segundo a cardiologista, na maior parte dos casos em crianças, a hipertensão é secundária, ou seja, surge por causa de um problema já existente no corpo, como hipotireoidismo ou doenças renais. No entanto, o número de diagnósticos de hipertensão primária está cada vez maior, principalmente quando associada ao sobrepeso e à obesidade.
Eliminando o problema
A melhor forma de impedir o aumento da pressão arterial ainda na infância é combater a obesidade. “O tratamento da obesidade na criança e no adolescente é baseado principalmente na mudança de hábitos, na adoção de uma alimentação saudável e no aumento da atividade física”, afirma Caroline.
Entre as recomendações citadas pela cardiologista estão exercícios aeróbicos moderados, ingerir frutas, vegetais e grãos e evitar o consumo excessivo de sal, açúcares, refrigerantes e gordura saturada. “É importante envolver toda a família da criança: pais, professores e profissionais da saúde e implementar as mudanças adaptando-as às características individuais e familiares”, conclui.