AchèAchè
search
Título

A obesidade é uma doença com componente genético?

Obesidade
Sintomas

19 de outubro de 2023

Comer sem controle, sem uma educação alimentar, e não praticar exercícios físicos, são as principais causas para uma pessoa vir a sofrer com a obesidade, certo? No entanto, há outro motivo, nem tão conhecido do grande público, que pode desencadear a doença: o fator genético. Sim, os pais podem influenciar no futuro da criança e isso já é comprovado cientificamente.

Chance de criança obesa pode ser alta


Estudos feitos por especialistas em obesidade apontam que em 80% dos casos de pais que estão acima do peso, os filhos também se tornam obesos. Estas pesquisas analisaram até crianças que foram adotadas e ficaram com pesos mais parecidos com os dos pais biológicos do que com os dos pais adotivos.

Independentemente dos hábitos alimentares diferentes, pôde ser observado que as crianças herdaram este componente genético: “Engordar ou emagrecer não é mera questão de vontade e hábitos, as mutações genéticas podem contribuir em até 70% dos casos de ganho de peso”, diz o endocrinologista Rogerio Alvarenga.

Tudo começa já na gestação


Já que a herança genética está presente, a gravidez é um momento-chave para o futuro das crianças. O excesso de peso da mãe pode influenciar no metabolismo do feto. Engordar durante a gestação ajuda no desenvolvimento do tecido adiposo (gordura) no primeiro ano de vida da criança.

Alvarenga, no entanto, pede cautela às futuras mães: “Estudos alertam para o controle de peso antes e durante a gravidez. Mas a futura mamãe não precisa adotar dietas extremas, já que isso faria mal a ela e ao bebê. Consultar o médico e seguir um cardápio balanceado são passos fundamentais para que mãe e filho estejam sempre saudáveis”.

Números da obesidade preocupam no Brasil


O cuidado na gestação deve ser levado em consideração, já pensando no futuro da criança. Segundo números divulgados pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), a obesidade vem crescendo no Brasil. Além de 50% da população nacional está acima do peso, 15% das crianças também se encontram nesta preocupante faixa.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Sobrepeso, obesidade e obesidade mórbida: entenda a diferença entre os três termos

Sobrepeso, obesidade e obesidade mórbida são três termos que geram dúvidas na maioria das pessoas acima do peso, pois geralmente não sabem em que ‘categoria’ se encontram. “Obesidade é um grande desafio para os médicos, mas não é uma doença que não se tem grande dificuldade em fazer diagnóstico: o paciente sobe na balança e […]

Artigos
Relação entre obesidade e maior mortalidade por coronavírus

A obesidade é uma grande epidemia mundial e afeta pessoas de todas as idades e de todos os grupos sociais nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, atingindo 650 milhões em todo o mundo. Só no Brasil, de acordo com dados da pesquisa do Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por […]

Artigos
Cirurgia bariátrica: conheça os riscos associados ao procedimento que vem sendo banalizado

Reduzir o estômago é seguro? Todo mundo que sofre com obesidade pode realizar a cirurgia? São perguntas como essas que são feitas diversas vezes por pessoas que estão muito acima do peso e buscam uma solução para “não brigar” mais com a balança e ter finalmente uma vida saudável. Saiba mais sobre este procedimento cirúrgico, […]

Converse com um dos nossos atendentes