AchèAchè
search
Título

A ingestão adequada de vitaminas e minerais durante a infância tem relação direta com a saúde na vida adulta?

Saúde Infantil

Por

19 de outubro de 2023

A saúde na vida adulta depende, em parte, da alimentação estabelecida desde a infância, pois o tipo de nutrição oferecido à criança tem grande influência em seu desenvolvimento. O processo de crescimento ocorre nos primeiros anos de vida, então ele precisa acontecer adequadamente para que os indivíduos se tornem adultos saudáveis.

 

Nutrientes mais importantes para o crescimento e desenvolvimento infantil

 


“O desenvolvimento e crescimento dependem de um suporte de vitaminas e minerais adequados, o qual deve ser iniciado já na vida embrionária. A oferta de vitaminas e minerais permite ainda a prevenção de doenças, crescimento de células, formação de tecidos, reparos e toda a orquestra metabólica que envolve crescimento e desenvolvimento”, afirma a nutricionista Carla Cotta.

A especialista usa como exemplo o zinco, que é um mineral importantíssimo no processo de digestão e desenvolvimento neurológico, por exemplo. Ela menciona ainda cálcio e magnésio, fundamentais para o crescimento e estrutura óssea. “Quando ofertados em quantidades adequadas, eles podem se perpetuar de forma satisfatória na vida adulta. O silício e o fósforo também são essenciais na formação e sedimentação do tecido ósseo”, afirma.

 

Riscos da carência de nutrientes e suplemento como alternativa

 


Algumas carências em diversos minerais e vitaminas podem ser irreversíveis se não atendidas na infância e impactar no decorrer da vida adulta. “A carência dos minerais mais importantes (como os já citados cálcio, zinco, magnésio, entre outros)
e da vitamina D, principalmente, prejudica o crescimento ósseo e a prevenção de diversas doenças, como o raquitismo”, diz Carla.
Para que as crianças obtenham todas as vitaminas e minerais importantes para o seu desenvolvimento, elas devem receber uma alimentação variada, rica em frutas, legumes e verduras. Caso os pais encontrem dificuldade em fazer seus filhos comerem e isso implique em carência de nutrientes, a suplementação de minerais e vitaminas surge como alternativa, e deve ser conversada com o pediatra responsável pelas crianças.

 

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são os primeiros sintomas da puberdade precoce em meninos?

A puberdade precoce consiste no aparecimento de características sexuais antes do normal (puberdade), ainda na infância. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), as manifestações da puberdade precoce se iniciam antes dos oito anos, nas meninas, e antes dos nove anos de idade, nos meninos. Dentre os sintomas percebidos nos garotos, destaca-se o […]

Artigos
Reforçar a imunidade pode ajudar a reduzir problemas como garganta inflamada?

A inflamação na garganta é algo que se relaciona diretamente com a imunidade baixa, pois é, muitas vezes, causada pela ação de vírus e bactérias. Estes agentes invadem o organismo com mais facilidade quando as defesas do corpo estão fragilizadas, provocando, assim, doenças que cursam com sintomas diversos, incluindo a garganta inflamada.   Crianças sofrem […]

Artigos
O reforço na imunidade em crianças ajuda a evitar apenas doenças respiratórias?

Com o passar dos anos, o sistema imunológico se torna mais eficaz e mais forte conforme adquire conhecimento e aprende a trabalhar melhor. Nas crianças, esse sistema ainda não aprendeu muita coisa e é por isso que seus pais precisam ajudá-las a dar um reforço na imunidade, evitando uma série de problemas de saúde, como […]

Converse com um dos nossos atendentes