Existem muitos produtos no mercado para a pele especializados em melhorar o aspecto dela de fora para dentro. Mas o que é possível fazer de dentro para fora para ajudar na eficiência dessas fórmulas? Além da genética pessoal e quantidade de glândulas sebáceas, uma alimentação controlada pode ajudar a diminuir a oleosidade da sua pele, por exemplo, por diminuir a produção de insulina, que estimula a atividade das glândulas. Descubra quais fatores podem influenciar na oleosidade e que alimentos evitar.
Evite gordura, açúcar e sal em excesso
Alimentos gordurosos, assim como excesso de sal e açúcar tendem a aumentar a produção de óleo e favorecer o aparecimento de espinhas. “Os alimentos mais associados ao aumento da oleosidade na pele são aqueles que aumentam a taxa de açúcar no sangue, como pão, bolos, biscoitos, massas, doces, refrigerantes e sucos industrializados”, explica a dermatologista Tatiana Matos.
Uma alimentação balanceada, rica em vegetais, frutas, legumes e cereais, além de possuir vitaminas e minerais que neutralizam radicais livres, contém fibras, que melhoram o funcionamento do intestino. Beber dois litros de água todos os dias também ajuda a desintoxicar o corpo e pele.
Vitaminas para ajudar na cicatrização de espinhas
A vitamina A, presente em cenoura, ovos, couve, manga e mamão por exemplo, ajuda a balancear a produção das glândulas sebáceas, diminuindo a secreção de óleo em excesso. A vitamina C, tão famosa em laranjas, limão, kiwi, tomate e brócolis, combate o envelhecimento e as vitaminas E (amendoim, castanha, avelã, abacate) e do complexo B (fígado, frango, iogurte) têm ação cicatrizante e anti-inflamatória, o que ajuda na recuperação de espinhas e acne. “Além dos alimentos citados, ômega 3, vitamina A e zinco ajudam a reduzir a acne e espinhas”, completa Tatiana.
Mas controlar a alimentação apenas não garante uma pele linda e saudável. É preciso combiná-la com outros hábitos, como retirar sempre a maquiagem, usar filtro solar, sempre hidratar o corpo bebendo bastante água e dormir bem. “Lavar a pele com sabonete adequado, usar ácidos e produtos que controlam a oleosidade da pele (como ácido salicílico) e alguns tipos de laser e pellings também ajudarão a manter a sua pele sempre com aspecto viçoso e renovado”, conclui a dermatologista.