AchèAchè
search
Título

A alimentação pode influenciar na oleosidade da pele?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

Existem muitos produtos no mercado para a pele especializados em melhorar o aspecto dela de fora para dentro. Mas o que é possível fazer de dentro para fora para ajudar na eficiência dessas fórmulas? Além da genética pessoal e quantidade de glândulas sebáceas, uma alimentação controlada pode ajudar a diminuir a oleosidade da sua pele, por exemplo, por diminuir a produção de insulina, que estimula a atividade das glândulas. Descubra quais fatores podem influenciar na oleosidade e que alimentos evitar.

Evite gordura, açúcar e sal em excesso

Alimentos gordurosos, assim como excesso de sal e açúcar tendem a aumentar a produção de óleo e favorecer o aparecimento de espinhas. “Os alimentos mais associados ao aumento da oleosidade na pele são aqueles que aumentam a taxa de açúcar no sangue, como pão, bolos, biscoitos, massas, doces, refrigerantes e sucos industrializados”, explica a dermatologista Tatiana Matos.

Uma alimentação balanceada, rica em vegetais, frutas, legumes e cereais, além de possuir vitaminas e minerais que neutralizam radicais livres, contém fibras, que melhoram o funcionamento do intestino. Beber dois litros de água todos os dias também ajuda a desintoxicar o corpo e pele.

Vitaminas para ajudar na cicatrização de espinhas

A vitamina A, presente em cenoura, ovos, couve, manga e mamão por exemplo, ajuda a balancear a produção das glândulas sebáceas, diminuindo a secreção de óleo em excesso. A vitamina C, tão famosa em laranjas, limão, kiwi, tomate e brócolis, combate o envelhecimento e as vitaminas E (amendoim, castanha, avelã, abacate) e do complexo B (fígado, frango, iogurte) têm ação cicatrizante e anti-inflamatória, o que ajuda na recuperação de espinhas e acne. “Além dos alimentos citados, ômega 3, vitamina A e zinco ajudam a reduzir a acne e espinhas”, completa Tatiana.

Mas controlar a alimentação apenas não garante uma pele linda e saudável. É preciso combiná-la com outros hábitos, como retirar sempre a maquiagem, usar filtro solar, sempre hidratar o corpo bebendo bastante água e dormir bem. “Lavar a pele com sabonete adequado, usar ácidos e produtos que controlam a oleosidade da pele (como ácido salicílico) e alguns tipos de laser e pellings também ajudarão a manter a sua pele sempre com aspecto viçoso e renovado”, conclui a dermatologista.

 

 

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Como o médico pode ajudar o paciente na prevenção de doenças?

A identificação dos diversos problemas de saúde e de suas curas foi e ainda é objeto de muitos estudos. Mas, há um destaque cada vez maior para a importância da prevenção de doenças no dia a dia, já que ela possui papel fundamental na manutenção da qualidade de vida. Nesse aspecto, os pacientes podem contar […]

Artigos
Qual a diferença entre síndrome de Asperger e autismo?

A síndrome de Asperger foi considerada durante muitos anos como um transtorno específico que se caracterizava por provocar dificuldades na comunicação e na relação de um paciente com outras pessoas. No entanto, esta situação mudou em 2013 e, agora, a síndrome se encontra dentro do transtorno do espectro do autismo. Síndrome de Asperger faz parte […]

Artigos
De que forma o diabetes pode causar disfunções sexuais em homens?

O aumento do nível de glicose no sangue é uma doença conhecida como diabetes. Ela é causada pela pouca produção do hormônio insulina ou pela dificuldade que o hormônio tem de atuar no corpo, dependendo do tipo da doença. Os sintomas costumam a aparecer durante episódios em que as taxas de açúcar estão descompensadas ou […]

Converse com um dos nossos atendentes