
Dra. Luciana Kalache
Dermatologia
Biografia
Dra. Luciana Kalache é graduada em Medicina e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Atua em Curitiba, no Paraná.
Artigos
Sabonete para pele oleosa: descubra se a versão líquida ou em barra é a melhor para você
Quem tem pele oleosa sabe da dificuldade de mantê-la livre do excesso de brilho, mas é no ritual da limpeza que se dá o passo mais importante para que a epiderme fique leve e sequinha. “É um ato simples, mas que deixa a região do rosto saudável e viçosa”, afirma a dermatologista Luciana Kalache, de Curitiba. Com as inúmeras opções de sabonete em barra e líquido, é normal surgir a dúvida de qual é o mais apropriado para peles oleosas. De acordo com a doutora, ambas versões podem ser utilizadas: “As duas higienizam peles oleosas, desde que na composição estejam presentes agentes específicos para esta finalidade”, conta a profissional. Qual a diferença do sabonete em barra para a versão líquida? Segundo a Dra. Luciana, a principal diferença entre as texturas está no potencial de hidrogênio (pH) de cada composição. “Os sabonetes sólidos tendem a ser mais alcalinos, podendo agredir peles reativas (sensíveis). Já o pH da versão líquida tende a ser parecido com o da pele, conferindo sensação de suavidade”, explica a especialista. Portanto, se você tiver a pele oleosa e sensível, a dermatologista recomenda a versão do sabonete líquido. Para outros casos, vai de acordo com sua preferência. Como lavar o rosto com sabonete em barra x com o líquido? Muita gente acha que basta pegar o sabonete em barra, molhar e passar no rosto. No entanto, de acordo com a dermatologista, se a pele tiver tendência à sensibilidade, este ato, por si só, agride a região. “Caso a cútis seja sensível, recomendo fazer uma espuma com a barra e aplicar apenas ela no rosto, massageando suavemente”, recomenda. Já a versão líquida pode ser depositada na palma da mão – o equivalente ao tamanho de uma avelã – e aplicada diretamente no rosto já úmido. “O gestual deve ser delicado. Já tive pacientes que diziam que ‘esfregavam’ a pele da face!”, alerta a dermatologista. “Trate-a com carinho para evitar novos problemas. Não é necessário fazer força para remover o brilho da região, as substâncias contidas nos produtos dão conta disso”. Se houver contato com o produto na região dos olhos, enxágue com bastante água.
Água dermatológica: descubra os benefícios do produto para sua pele do rosto
A água dermatológica é um produto indispensável para garantir a saúde da pele devido a sua composição rica em elementos cicatrizantes, calmantes, hidratantes e antioxidantes, proporcionando beleza e viço ao rosto. “É um produto ainda pouco conhecido pelo grande público, pois muitos confundem com água potável. Recomendo para todos os meus pacientes”, afirma a dermatologista Luciana Kalache. Conheça os benefícios da água dermatológica para a pele do rosto Segundo Dra. Luciana, a água dermatológica pode ser usada por pessoas de todas as idades e tipos de pele, e em diversas situações. “Apenas uma borrifada já promove sensação de bem-estar e refrescância”, explica. Veja abaixo os principais benefícios do produto: Refresca a pele no pós-barbear; Acalma após o banho de sol; Possui ação antioxidante, combatendo o envelhecimento cutâneo; Ameniza irritações e coceiras; Alivia o incômodo após a depilação; Hidrata e revitaliza a pele; Refresca em dias muito quentes; Ideal para ajudar na recuperação cutânea após procedimentos dermatológicos; Confere brilho ao cabelo. Dermatologista ensina como incluir a água dermatológica em sua rotina Tendo visto para que serve o dermocosmético, Luciana recomenda que o produto seja usado sempre que possível, pois não há contraindicação. “Aplique uma bruma e deixe a pele absorver. Uma boa ideia é colocá-la na geladeira e usá-la geladinha, pois a sensação de refrescância é ainda maior”, indica a médica. “Se usada pela manhã, logo ao acordar, o inchaço matinal vai embora rapidinho. Também recomendo no pré e pós-maquiagem, pois ajuda a fixar o make no rosto”, indica. Já em dias quentes, a especialista aconselha levar o item em sua bolsa, pois apenas uma vaporizada do produto no rosto é capaz de aliviar um pouco do mal-estar que o calor proporciona. Qual a maneira correta de aplicar a água dermatológica no rosto? Além das vantagens para a pele, a água dermatológica ainda é bem fácil de usar! Basta borrifar o produto sobre a região desejada a uma distância de 30cm e deixar secar naturalmente. Atenção: quando usá-la no rosto, faça sempre de olhos e boca fechados.