search
Avatar Dr. Lucas Rodrigues

Dr. Lucas Rodrigues

Angiologia

Biografia

Dr. Lucas Rodrigues é graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), fez residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), especialização em Ultrassom Vascular Faculdade de Tecnologia em Saúde em Ribeirão Preto (FATESA) e fellowship em Cirurgia Endovascular na SCIENCE 360.

Artigos

Varizes inflamadas: o que são e quando surgem essas complicações das varizes?

As varizes são veias que se dilatam e ficam tortuosas por um defeito na circulação sanguínea que as impede de impulsionar o sangue para a frente. Essa doença precisa de acompanhamento médico e de tratamento para evitar complicações. Uma dessas complicações são as varizes inflamadas. O cirurgião vascular Lucas Rodrigues explica tudo sobre esse problema, como identificá-las e como tratá-las. Não deixe de conferir! Como surgem as varizes inflamadas? “As veias varicosas são propensas a apresentar este tipo de complicação pois perderam a proteção natural de suas paredes e perderam também o fluxo fisiológico, mantendo o sangue represado nas veias, facilitando a formação de coágulo e a ativação inflamatória”, afirma o especialista. As varizes inflamadas podem provocar dor, inchaço e vermelhidão local, segundo o médico.  É importante ficar de olho nas varizes inflamadas, pois essa complicação gera riscos à saúde. “Com o passar do tempo, esse aumento da pressão no sistema venoso – e cada vez mais ativação de células inflamatórias e de coagulação – estimula a formação de mais varizes e até mesmo a formação de trombos dentro do vaso, levando, então, à tromboflebite”, alerta Dr. Rodrigues.  De acordo com o especialista, não é muito difícil identificar as varizes inflamadas: “Muitas vezes, o paciente já apresenta histórico de varizes com sintomas de dor em peso e sensação de inchaço nas pernas. Quando ocorre a inflamação, esses sintomas pioram de forma muito intensa e súbita, causando frequentemente vermelhidão na área da veia lesionada”.  Como é o tratamento das varizes inflamadas? O tratamento das varizes inflamadas irá depender de que veia sofreu o processo de inflamação, mas segundo Dr. Rodrigues, geralmente, envolve o uso de anti-inflamatórios e/ou anticoagulantes, meias de compressão e cremes, além de manter os membros inferiores elevados. “É importante ter em mente que, se apresentar os sintomas, o paciente deve ir diretamente ao pronto-socorro mais próximo e, caso os exames mostrem a tromboflebite, que seja avaliada o mais breve possível por um cirurgião vascular”, completa o profissional. 

Quem tem varizes pode fazer agachamento? Existem exercícios físicos proibidos?

Ter varizes é algo bastante comum, mas nem por isso a doença deixa de ser desconfortável, já que além da aparência incômoda, os vasos dilatados podem ser extremamente dolorosos. Com medo de piorar esse quadro, muita gente acaba não praticando alguns tipos de exercício físico, como os agachamentos. Mas, será que eles realmente são prejudiciais para quem sofre com a doença? Quais atividades físicas devem ser evitadas por quem tem varizes? Para responder essas perguntas, consultamos o cirurgião vascular Lucas Rodrigues. Confira!  Atividades intensas podem ser um risco para varizes nas pernas O agachamento é um exercício muito popular nas academias por garantir um bom resultado na definição de glúteos e pernas. De acordo com o cirurgião vascular, quem tem varizes pode aproveitar seus benefícios sem qualquer temor, já que sua prática não gera prejuízos, ao contrário do que muitas pessoas pensam. “O exercício em si não causa nenhum problema.  O agachamento, feito de forma correta, com o peso ideal e o movimento certo até ajuda quem sofre com varizes”, diz Dr. Rodrigues.  Os exercícios que prejudicam as varizes, segundo o médico, na verdade, são os praticados com uma intensidade exagerada: “É muito raro alguma atividade prejudicar as varizes. Os exercícios a serem evitados são os muito intensos: pedalar muitos quilômetros, correr maratonas, halterofilistas que carregam muito peso de forma frequente. Tudo isso é contraindicado. Essa intensidade pode causar não só um aumento de varizes, mas também de hemorroida, de hérnia inguinal e umbilical”.  Exercícios para varizes: veja quais ajudam no tratamento da doença Se você já faz tratamento de varizes, provavelmente já sabe que praticar atividades físicas (incluindo o agachamento!) pode fazer uma grande diferença na evolução da doença. “Qualquer atividade física bem feita e sem exageros ajuda, porque além de melhorar a condição cardiovascular do paciente, a contração muscular melhora o fluxo venoso e diminui a pressão dentro das veias, o que reduz as chances de dilatar ainda mais as varizes ou de formar novas varizes”, comenta o cirurgião vascular.  Com relação aos melhores exercícios para combater o mal-estar das varizes, Dr. Rodrigues aponta que as opções são muito amplas. “Excluindo os de alto rendimento, todos os exercícios são muito indicados. O mais importante é que eles sejam feitos com frequência. Fazer uma ou duas vezes por semana não vai ajudar tanto. Alguns estudos sugerem que a atividade na água auxilia melhor o fluxo venoso. Outros indicam a corrida de forma leve a moderada e outros indicam a própria academia, mas todos eles são recomendados. O mais importante é fazer com orientação, movimento e carga adequados”, finaliza o médico. 

Converse com um dos nossos atendentes