
Bianca Genoese
Nutrição
CRN-4: 14100767
Biografia
Bianca Genoese é graduada em Nutrição pela Universidade Estácio de Sá e é especialista em Fitoterapia Funcional. CRN-4: 14100767.
Artigos
Dieta de proteção: existem alimentos para aumentar a imunidade?
Gripes e resfriados recorrentes podem ser uma indicação de que a sua imunidade está baixa. Manter o seu sistema imunológico em alta é uma excelente maneira de ajudar seu corpo a combater essas possíveis infecções. Mas como é possível conseguir isso no dia a dia? A alimentação pode influenciar bastante. Descubra abaixo como alguns alimentos podem te ajudar a melhorar o seu sistema imunológico. O que pode baixar a imunidade? Vários fatores podem contribuir para que o nosso organismo sofra um enfraquecimento imunológico. Pessoas mais estressadas, que dormem pouco, com alimentação desequilibrada, tabagismo, obesidade e vida desregrada são algumas das causas da baixa imunidade. “Alimentos com muito aditivos químicos, com alto teor de gordura ruins, dietas ricas em açúcares (principalmente os refinados) ou dietas restritivas também vão enfraquecer o nosso sistema de defesa, assim como a obesidade, que aumenta os riscos de infecções”, explica a nutricionista Bianca Genoese. Invista em vitamina C e exercícios para acabar com os resfriados Para dar uma ajuda ao seu sistema é preciso investir em alimentos fontes de vitamina C, que vão aumentar as células de defesa do corpo. As fontes de vitamina E também são essenciais para a proteção antioxidante, combinadas com as vitaminas C e A, além de selênio, zinco e vitamina B6. “A vitamina C pode ser encontrada em frutas cítricas, como limão, laranja, acerola, além de espinafre, couve e brócolis. Já a vitamina A vem da cenoura, abóbora, batata doce e o selênio de cereais, frutos do mar e castanha do Pará”, exemplifica a nutricionista. O ideal é que a alimentação diariamente seja diversificada e balanceada com a introdução desses alimentos. Quanto mais colorido o prato, maior a diversidade de vitaminas e minerais. Os exercícios físicos também são fundamentais e interagem diretamente com esse sistema de proteção. “A mudança do estilo de vida deve acontece, para que essa modificação de comportamento alimentar possa perdurar. Quando introduzimos o propósito de uma vida mais saudável, essa mudança flui”, completa Bianca.
Termogênicos: existem alimentos que podem ajudar você a emagrecer?
O processo de emagrecimento é uma combinação de exercícios regulares com alimentação adequada. Não necessariamente comer pouco, mas comer os alimentos corretos e usá-los a seu favor. Os alimentos termogênicos, por exemplo, podem ajudar a intensificar a sua alimentação e, consequentemente, a queima de gordura. Esse alimentos são aqueles que, quando consumidos, auxiliam o corpo em produzir mais calor, mobilizando os depósitos de gordura. Esse processo gera mais disposição na hora do exercício físico e gasta mais calorias. “Eles também apresentam um maior nível de dificuldade em serem digeridos pelo organismo, consumindo maior quantidade de energia e caloria para realizar a digestão”, explica a nutricionista Bianca Genoese. Os alimentos termogênicos podem ser consumidos puros ou em receitas Alguns exemplos de alimentos termogênicos são o chá verde, gengibre, canela, pimentas-vermelhas, ômega 3, chá mate e hibisco. O ideal é que sejam consumidos diariamente, variando o tipo de alimento. Mas todos eles também possuem contraindicação, então é sempre indicado consultar um nutricionista para elaborar um plano alimentar personalizado e definir as quantidades. “Os termogênicos podem aparecer na forma de chás, adicionados a receitas de bolo, sucos, frutas, etc”, indica Bianca. Mas se engana quem pensa que apenas consumindo esses alimentos conseguirão emagrecer. A mudança do estilo de vida, associado a uma mudança no padrão alimentar e práticas regulares do exercício, é fundamental para uma melhor qualidade e manutenção do peso. “Quando fazemos exercícios físicos o corpo aquece ajudando a queimar mais calorias. Assim, mesmo quando utilizado longe da hora do exercício, seu organismo vai queimar mais calorias do que naturalmente queimaria”, acrescenta a nutricionista. Mesmo sendo alimentos naturais, é preciso tomar cuidado Tenha muito cuidado com os suplementos termogênicos que muitas empresas colocam à venda. É necessário ter atenção redobrada. Uma dose muito alta pode causar vômitos, náuseas, dor de cabeça e aceleração nos batimentos cardíacos. Além do mais, quando você parar de consumir o termogênico, se não investir em dieta e exercício, provavelmente os quilos indesejados voltarão. “Não devem ser usados por idosos, crianças e pessoas com saúde debilitada, principalmente problemas renais e cardíacos. Termogênicos como a cafeína provocam o aceleramento dos batimentos cardíacos e suor”, alerta Bianca Genoese. Os alimentos termogênicos também ajudam em outras áreas da saúde, como poder antioxidante, redução na formação de cálculos biliares, ação anti-inflamatória, diuréticos, diminuição do colesterol ruim, combate às doenças do coração, entre outros.