Como acabar com as pontas duplas?


  • +A
  • -A

As pontas duplas (às vezes triplas, quadruplas e por aí vai) revelam o estado de saúde dos nossos cabelos. Elas aparecem justamente quando os fios se encontram mais fracos e desidratados.
O nosso cabelo possui várias camadas e a mais superficial delas é a cutícula. Semelhante a escamas, as cutículas dos fios são compostas por várias camadas sobrepostas que protegem as estruturas mais internas dos danos do dia a dia.

Acontece que quando as madeixas não recebem hidratação e cuidados básicos diários, as cutículas se rompem, as camadas de suas extremidades inferiores (pontas) se partem e ocasionam o aparecimento das desagradáveis pontas duplas.

Existem cuidados, todavia, que podem prevenir a manifestação desse probleminha. São hábitos que, se adotados corretamente, garantem a saúde dos cabelos e consequentemente a sua beleza.

Como acabar com as pontas duplas?
Primeiro é importante saber que, após aberta, a cutícula não se alinha mais, então, não há como reverter, somente disfarçar e prevenir o aparecimento de mais pontas duplas.
Para quem está com pontas duplas e não deseja cortar os cabelos, o ideal é utilizar máscaras de silicone nas pontas. Além de disfarçar, elas também podem auxiliar no controle do frizz.
Para quem quiser recomeçar, o ideal é aparar as pontas e adotar tratamentos preventivos.
Agora, vamos às dicas.

Fazer hidratações periódicas.
As hidratações repõem os nutrientes perdidos pelos cabelos e recarregam suas fontes de água, importantes para manutenção da leveza e essencial para o combate à secura e propensão à quebra.

Cauterização.
Esse procedimento é extremamente eficaz, uma vez que age deste as camadas mais profundas até as mais superficiais. Além de potencializar a elasticidade dos fios, a cauterização auxilia no selamento das escamas, o que pode disfarçar as possíveis pontas duplas e prevenir o aparecimento de novas.
A selagem térmica, como também é conhecido o procedimento, pode ser realizada no salão ou em casa, basta adquirir os produtos necessários (shampoo antirresíduos, creme para hidratação e queratina) e seguir as suas orientações.

Sempre utilizar o protetor térmico.
O secador e a chapinha são grandes vilões dos fios e uma forma de prevenir os seus danos é utilizando sempre um protetor térmico.

Adote óleos reconstrutores e hidratantes.
Ele ajudar a recuperar a fibra capilar e evitar que a cutícula do fio se enfraqueça e rompa.
Se possível, evitar manter os cabelos presos por muito tempo, em especial quando os fios estão molhados.

Lavar os cabelos com água morna ou de preferência fria.
A água quente propicia o ressecamento dos cabelos e consequentemente as pontas duplas.
Cuidado ao pentear. Quando a escovação dos cabelos é muito forte isso pode ocasionar a quebra dos fios e prejudicar e mudar a direção natural das escamas das cutículas.
Agora, é só investir nas dicas e conferir os resultados.

As informações são do portal Super Dicas de Beleza e a imagem do website Shutterstock.

TAGS
cabelos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como acabar com as pontas duplas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.