Varizes: exercícios físicos podem exacerbar o problema nas pernas?


  • +A
  • -A

Quando falamos em varizes, é comum nos depararmos com orientações que promovam uma melhor circulação sanguínea, como não passar horas sentado ou em pé e manter o corpo sempre em movimento. Alguns exercícios físicos também são excelentes aliados ao tratamento. No entanto, não são todos que podem ser praticados na mesma intensidade devido à diferença dos casos nos pacientes.

Exercícios aeróbicos previnem as varizes

A atividade física, desde que recomendada por um médico e acompanhada por profissionais de educação física, é muito aconselhável para evitar o surgimento das varizes, principalmente se for um exercício aeróbico. “Caminhar, praticar corrida, natação, hidroginástica, ciclismo, ginástica aeróbica são opções saudáveis, desde que o indivíduo não tenha outras doenças mais graves”, indica o angiologista Francisco João Sahagoff.

Estar em movimento é sempre interessante por que o sedentarismo é uma das principais causas das varizes. Os exercícios ajudam a prevenir a doença, já que estimulam uma circulação saudável do sangue pelo corpo.

Atenção para ‘esportes pesados’

Como visto acima, praticamente não há contra-indicação de atividades físicas, no entanto há algumas delas que precisam receber um cuidado especial. Uma delas é a musculação, que se for praticada de forma exagerada, pode ser prejudicial para quem já sofre com varizes nas pernas, por exemplo.

A mesma cautela deve ser tomada por alguns atletas que fazem grandes esforços em alguns esportes: “Remadores, halterofilistas e fisiculturistas têm maior predisposição para ocorrência de varizes, pois nesses exercícios exige-se grande aumento da pressão intra-abdominal”, explica o Dr. Sahagoff.

Caso algum sintoma de varizes seja notado, como inchaço e sensação de peso nas pernas e até mesmo formigamento, um angiologista ou um cirurgião vascular deve ser consultado para auxílio nos próximos passos da rotina esportiva.

Dr. Francisco João Sahagoff Gomes é angiologista e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ). CRM 52581886-RJ.

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Varizes: exercícios físicos podem exacerbar o problema nas pernas?"

Mariza vieira

Eu dei isipela, agora apareceu algumas vários, sinto as pernas cansadas e inchadas gostaria de saber se eu praticasse hidroginastica melhoraria ,a minha circulação e os inchaços?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.