O uso de roupas apertadas tem relação com o desenvolvimento de varizes?


  • +A
  • -A

Se você curte usar roupas apertadinhas, um aviso importante: isso pode levar o desenvolvimento de varizes no futuro. Prefira a opção de peças mais larguinhas e confortáveis, principalmente se você possui alguns dos fatores de risco para a doença. Vamos entender um pouco mais sobre isso!

Os fatores de risco

Todas as situações intrínsecas ou extrínsecas capazes de debilitar a parede das veias e aumentar a pressão dentro do vaso e acometer a função das válvulas serão potencialmente causadoras de varizes. Os principais fatores de risco são sexo (casos em mulheres são mais frequentes devido ao fato de ter mais taxas de estrogênio, o hormônio feminino), predisposição hereditária, obesidade, hábitos alimentares, hábitos posturais, gravidez, uso de anticoncepcionais e traumatismo.

Roupas apertadas são vilãs

As roupas apertadas, principalmente calças e meias, comprimem os membros inferiores e dificultam o retorno do sangue das veias para o coração, comprometendo a saúde da circulação. O uso de cintas abdominais também pode fazer com que o sangue fique muito tempo nos membros inferiores. “Essas roupas geram compressões, ao longo da perna e na região do abdome, sem uma graduação adequada”, afirma o angiologista Francisco João Sahagoff Gomes.

Ainda de acordo com o médico, a utilização das roupas apertadas não são recomendadas e, em último caso, devem ser vestidas ou calçadas por um curto período para evitar problemas com a circulação sanguínea.

Mas é válido lembrar que a melhor maneira de se prevenir das varizes é adotando um estilo de vida saudável. “Devemos evitar o excesso de peso, fazer exercício aeróbico com regularidade, ter alimentação rica em fibras para evitar a síndrome do intestino preguiçoso, nos manter hidratados e utilizar meias elásticas de compressão graduada”, orienta o angiologista.

Dr. Francisco João Sahagoff Gomes é angiologista e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ). CRM 52581886-RJ.

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "O uso de roupas apertadas tem relação com o desenvolvimento de varizes?"

Alessandro Alves

olá, em 2011 fiz uma cirurgia para retirada das veias safenas em ambas as pernas devido dilatação e refluxo, meu médico indicou-me uso constante da medicação Diosmin alem disso usar meias de compressão médias até a altura do joelho, minha dúvida é o seguinte: as vezes sinto um pouco de comichão e um pouco de desconforto quando estou usando as meias, isso é normal? isso poderá acarretar em outros problemas? O que devo fazer?

Cuidados Pela Vida

Olá Alessandro, o uso de meias elásticas é indicado em várias situações e é bastante importante que você informe ao seu médico todas as sensações de desconforto para que ele avalie e o oriente como proceder. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.