Quem tem varizes corre mais risco de trombose em viagens de avião? Especialista tira suas dúvidas!


  • +A
  • -A

As varizes são veias dilatadas e tortuosas que surgem geralmente nas pernas e provocam dor e inchaço. A presença delas é um fator de risco para o desenvolvimento de trombose, mas principalmente de tromboflebite. Enquanto a tromboflebite é o acúmulo de sangue nas veias mais próximas à pele, a trombose é mais grave, porque surge nas veias dentro dos músculos.

Falta de mobilidade em viagens

Viagens de avião, assim como qualquer outro tipo de viagem, podem causar o surgimento de uma trombose ou tromboflebite, devido à compressão prolongada das veias contra o assento do avião, do carro ou do ônibus. “O desenvolvimento da trombose ocorre por causa da imobilidade prolongada, quando a pessoa permanece sentada por muitas horas, principalmente em uma mesma posição”, alerta o angiologista João Henrique Fabel.

Como consequência, o sangue circula lentamente, o que facilita a formação de coágulos. Isso geralmente ocorre em viagens com mais de cinco horas de duração. A obesidade, a idade avançada, a presença de um câncer, o histórico familiar e a presença prévia de trombose contribuem para o desenvolvimento da doença.

De olho nos riscos

Quem tem trombose deve ficar atento para o agravamento do problema. “O principal risco é a chamada embolia pulmonar, definida como uma obstrução das artérias dos pulmões por coágulos que se desprendem das veias com trombose”, afirma Fabel. Se não tratada ou diagnosticada adequadamente, pode levar a alterações no organismo pela falta de oxigenação e até causar a morte.

O risco de desenvolver trombose e tromboflebite em viagens pode ser reduzido com medidas simples. Para facilitar a circulação sanguínea, movimente-se na poltrona e evite ficar de pernas cruzadas. Faça exercícios com a perna, com movimentos de extensão, rotação e flexão. Além disso, beba água, não use roupas apertadas e evite ingerir bebidas alcoólicas.

Dr. João Henrique Assunção Fabel é angiologista formado em Medicina pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e atua em Belo Horizonte (MG). CRM-MG: 39374

TAGS
trombose
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Quem tem varizes corre mais risco de trombose em viagens de avião? Especialista tira suas dúvidas!"

NALDETE NOGUEIRA

MUITA GENTE PENSA QUE SO QUEM TEM VARIZE PODE TER TROMBO EM VIAGENS, E ESSE INFORMAÇÃO EIMPORTANTE POIS QUALQUER PESSOA PODE TER TROMBO.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.