Quais são e como funcionam os exames para detectar a intensidade das varizes?


  • +A
  • -A

Varizes são aquelas veias que acabam ficando dilatadas e tortuosas e que se tornam visíveis na superfície da pele. É necessário dar atenção aos vasinhos, pois se não forem tratados, podem dar dor de cabeça, resultando de incômodas coceiras a úlceras e insuficiências venosas crônicas. Sabendo disso, não deixe de procurar um angiologista para a avaliar os casos.

Investigando as varizes

O diagnóstico e intensidade das varizes podem ser feitos por meio de exames. Além da apuração clínica, o paciente pode ser submetido também ao eco color Doppler: “É um exame de ultrassom em que o médico utiliza a sonda conectada a um monitor que verifica fluxos e imagens dos vasos sanguíneos”, explica o Dr. Carlos Peixoto.

O procedimento de análise mencionado pelo médico é indolor e pode ser realizado em clínicas de imagem.

A importância do acompanhamento médico

Uma vez feito os exames, o profissional, um angiologista ou cirurgião vascular, estabelece uma conduta clínica e explica ao paciente que varizes não têm cura e que, se cuidados não forem tomados, elas podem piorar com o passar do tempo e até desembocar em situações consideradas mais graves como flebites e tromboses: “As varizes têm seis estágios e podem evoluir das microvarizes para as úlceras, e isto pode ser prevenido. Além do tratamento em si, é importante explicar os fatores de risco que podem determinar a piora clínica, o controle e reavaliação ao longo da vida, que são necessários para evitar outras complicações temidas.”

Dr. Carlos Peixoto é angiologista e presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ). CRM-RJ 52509860.

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Quais são e como funcionam os exames para detectar a intensidade das varizes?"

CARLOS RENATO ALVES MARINS

Muito válida esta informação. As varizes são um problema mas quando tratadas a tempo pode-se ter uma vida normal.

ANTONIO CÉLIO MOREIRA AGUILAR

Tenho, má circulação nas pernas , sou hipertenso e tenho ácido úrico no limite aceitável . Percebi na canela direita , na parte interna quase frontal um porco acima do tornozelo , duas manchas rochas . Procurei um angiologista , fiz todos os exames necessários , e , ficou constatado que era princípio de entupimento venal . A médica então , me receitou Diosmin , e tomei três caixas do medicamento . Não vi nenhuma melhora . A médica não atende mais na clínica do meu plano . Devo procurar ela , ou outro . Profissional ? As manchas continuam .

Cuidados Pela Vida

Caro Antonio, caso a médica do primeiro atendimento não faça mais parte da clínica ou do seu plano procure outro médico que atenda a especialidade angiologia para ele avaliar a situação. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x

Parabéns

Em breve sua revista chegará em sua casa

Percebemos que você gostou do nosso conteúdo. Quer receber nossa revista em casa?

Preencha o formulário com seus dados que enviaremos para você!

* IMPORTANTE: Isso não é uma assinatura. Você receberá apenas esta edição da Revista CUIDADOS PELA VIDA.