É possível desenvolver varizes em apenas uma das pernas?


  • +A
  • -A

A parte do corpo mais suscetível ao desenvolvimento das varizes são as pernas. O problema é caracterizado por veias tortas e dilatadas que se destacam na pele e que acabam provocando uma série de sintomas, como dores, inchaço, sensação de peso, coceira e até mudanças no tom da pele. Geralmente, a doença atinge ambas as pernas, mas há casos em que apenas uma delas é afetada.

Varizes costumam aparecer nas duas pernas


Existem alguns fatores que favorecem o surgimento das varizes e entre eles estão a genética e a insuficiência venosa. “Se essa insuficiência venosa for mais proeminente em uma das pernas, as veias varicosas podem aparecer em apenas uma das pernas. Mas, o mais comum é estarem presentes bilateralmente”, afirma o angiologista Jayme Ramos.

De acordo com o especialista, a sobrecarga da perna saudável como forma de proteger a perna com varizes não é um fator que, por si só, cause varizes também no membro sadio. “Se tiver que aparecer na perna saudável, o problema vai aparecer, independentemente do que o paciente faça”, explica o médico. O que pode acontecer é a aceleração do processo de formação das varizes.

Como prevenir e tratar as varizes


A descoberta das causas da condição é importante para que o médico prescreva medidas eficazes tanto para tratar as veias varicosas que já existem quanto para impedir o surgimento de outras. Entre as principais formas de prevenção está o uso de meias elásticas de compressão, que ajudam a melhorar a circulação sanguínea, mas que devem ser utilizadas apenas quando prescritas por um especialista.

Já para o tratamento, o paciente pode recorrer ao consumo de medicações venotônicas e deve manter o peso em um nível saudável, praticar exercícios físicos, como caminhar com frequência e evitar permanecer durante muito tempo em uma mesma posição. Existem também cirurgias, mas são recomendadas aos casos graves e urgentes, em pacientes com infecções ou úlceras, ou ainda com veias comprometidas e com um diâmetro muito grande, incapazes de realizar o processo circulatório normalmente.

Dr. Jayme Ramos é angiologista e cirurgião vascular e atende em seu consultório no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52663859

Foto: Shutterstock

TAGS
circulacao
dor-nas-pernas
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "É possível desenvolver varizes em apenas uma das pernas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.