Por que as varizes são mais comuns em mulheres?


  • +A
  • -A

Você sabia que as varizes, aquelas veias que acabam ficando deformadas e visíveis a olho nu e que causam inchaço e dores, normalmente nos membros inferiores (pernas e pés), são mais comuns entre as mulheres? O angiologista Carlos Peixoto explica que os culpados são os hormônios e, além disso, aponta alguns detalhes sobre essa condição.

Afinal, por que as mulheres?

Como na osteoporose e em outros problemas majoritariamente associados a mulheres, os hormônios são responsáveis pela predominância feminina das varizes. “São mais comuns devido à ação dos hormônios femininos. O ciclo menstrual, a reposição hormonal (para evitar a gravidez, uso de hormônios como tratamento, hipotireoidismo, entre outros) e a própria gravidez, são fatores de risco”, explica Peixoto.

Mulheres mais atentas que os homens

Apesar da ocorrência das varizes ser maior entre as mulheres, o tratamento da doença com os homens não tem diferença clínica. O que acontece, entretanto, segundo o angiologista, é uma maior atenção por parte das mulheres nos vasinhos dilatados: “Como elas depilam bem mais os membros inferiores, as varizes são mais observadas. Na prática, como as mulheres são mais atentas ao seu aparecimento, são mais exigentes para um melhor resultado estético”, afirma o médico.

Varizes mais comuns na gravidez

A gravidez é um momento delicado na vida de toda mulher, logo, requer cuidados. E um deles é justamente com as varizes, já que são mais comuns neste período tão especial. “Pela maior quantidade de hormônios circulantes neste período, a ocorrência de varizes é mais frequente. O sobrepeso, o sedentarismo, novas gestações (multiparidade) e o não uso de meias elásticas, são fatores de risco que acabam fortalecendo a presença da doença neste período”, afirma o médico.

Ainda segundo Dr. Peixoto, o ideal é que as varizes sejam tratadas antes mesmo da gravidez com o intuito de evitar tromboses, flebite e uma doença grave: “O tromboembolismo pulmonar pode ser evitado. É uma doença grave e que, infelizmente, pode ser fatal”, explica o médico.

Para evitar as complicações, o médico sugere que durante a gravidez se utilize meias elásticas sob orientação de um especialista (um angiologista ou um cirurgião vascular), que se combata o sedentarismo e que se evite ficar muito tempo em pé ou sentado “parado”. “Com estas medidas, a ocorrência das complicações tromboembólicas decorrentes das varizes nos membros inferiores serão minimizadas e bem menos prevalentes”, conclui.

 

Dr. Carlos Peixoto é angiologista e presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ). CRM 52509860-RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Por que as varizes são mais comuns em mulheres?"

Edna Maria Dias

Sinto muitas dores nas pernas, além do inchaço.

Cuidados Pela Vida

Olá Edna,
O inchaço e as dores nas pernas são sintomas de problemas com varizes. Orientamos a consultar um angiologista para que possa obter maiores orientações a respeito dos seus sintomas e qual será o tratamento adequado.

Rosilene

Sinto dores e peso nas pernas. Já fiz até cirurgia de varizes. Caminhar ajuda amenizar os sintomas?

Cuidados Pela Vida

Olá Rosilene. Caminhar contribui sim para a melhora na sua saúde, mas é importante você passar por uma avaliação médica para que ele indique a quantidade de exercícios que você suporta. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.