Formigamento nas pernas: Quais são as razões comuns deste sintoma?


  • +A
  • -A

O formigamento nas pernas é um sintoma que pode estar associado a diversos males, desde os mais simples aos mais complicados. Então é algo que normalmente exige uma investigação precisa, caso haja o interesse em descobrir a raiz do problema. As causas podem ser tanto metabólicas quanto neurológicas e vasculares.

Meias elásticas, medicamentos e exercícios combatem formigamento


É muito comum que esta sensação seja imediatamente associada à falta de circulação no sangue, mas o leque de possibilidades é bem mais amplo. “Desidratação, diabetes descompensada, insuficiência venosa e compressão neurológica são as principais causas que levam ao formigamento das pernas”, afirma o angiologista Jayme Ramos.

No caso da insuficiência venosa, que tem as varizes como uma de suas principais causas, a pressão nas veias aumenta e há dificuldade do retorno do sangue para o coração. De acordo com o médico, alguns dos tratamentos propostos são “o uso de meias elásticas, medicamentos venotônicos, exercícios, elevação dos membros inferiores e até cirurgia, em alguns casos”.

Formigamento nas pernas pode ser deficiência de potássio


O formigamento nas pernas pode estar relacionado também com déficit nutricional, sendo a deficiência de potássio o exemplo mais comum. “Apenas manter uma alimentação saudável e rica em todos os seus grupamentos já deve ser o necessário para evitar essa deficiência”, avalia Jayme. “Beber muito líquido para evitar desidratação também. Em último caso pode ser oferecido na forma de suplementos”, completa.

O formigamento nas pernas é apenas um sintoma associado a diferentes problemas e, portanto, também vem acompanhado de outras manifestações do corpo. “Pernas pesadas e cansadas, principalmente no fim do dia, dor mal caracterizada, pernas inquietas ao dormir, queimação, inchaço, coceira e câimbra são outros exemplos”.

Dr. Jayme Ramos é angiologista e cirurgião vascular e atende em seu consultório no Rio de Janeiro. CRM: 52663859

Foto: Shutterstock

TAGS
circulacao
dor-nas-pernas
trombose
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Formigamento nas pernas: Quais são as razões comuns deste sintoma?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.