É possível tratar as varizes apenas com medicamentos?


  • +A
  • -A

Uma das coisas mais desagradáveis para a autoestima, principalmente das mulheres, é notar o surgimento de varizes nas pernas. As veias que se dilatam e se tornam tortuosas, por uma sobrecarga mecânica ou hormonal, ocorre em 70% dos casos no sexo feminino, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS),  “Não são somente estas veias azuladas que observamos por transparência de pele. São aquelas veias cuja função de carregar o sangue de volta ao coração encontra-se prejudicada, e o sangue se acumula fazendo o que chamamos de refluxo”, explica a reumatologista Selma da Costa Silva Merenlender.

Quais são os fatores de risco?

Os fatores de risco são diversos, mas o mais importante é o fato familiar. Mulheres também tem mais varizes que os homens, por diversas razões, de acordo com Selma. “Os hormônios femininos tendem a sobrecarregar os vasos, e por isto a gravidez e o uso de anticoncepcionais, assim como a reposição hormonal, também propiciam o surgimento de varizes”, diz. Na gravidez, ocorre não só pelo fator hormonal, mas também pela sobrecarga de peso e pelo fato do útero comprimir as veias dentro da pelve, fazendo surgir varizes com um aspecto bem típico, as chamadas varizes em mergulho de golfinho, ressalta a profissional.

Como as varizes são tratadas?

Selma salienta que, em primeiro lugar, para tratar as varizes é preciso diminuir a pressão chamada de ortostática, que vem do ato de “ficar em pé”. Então, evitar longos período nessa posição, já ajuda no tratamento.”Quando deitado ou sentado, colocar os pés elevados ajuda o sangue a retornar ao coração, e assim as varizes murcham” explica.

Medicamentos para o tratamento de varizes

Nem sempre os medicamentos são suficientes para o tratamento das varizes. Quando o peso da variz está muito grande porque ela está muito cheia de sangue, ela começa a transbordar sangue para as veias colaterais e o retorno do sangue ao coração fica cada vez mais prejudicado. “Nestes casos, a abordagem cirúrgica pode estar indicada. Mas a cirurgia pode ser evitada na maioria dos pacientes se, desde o início dos sintomas, os medicamentos forem tomados, exercícios físicos forem feitos, principalmente os dentro da água, e meias elásticas utilizadas”. Selma ainda comenta que a escleroterapia das varizes tem indicação basicamente estética e funciona melhor quando associada a outras medidas, ou após a intervenção cirúrgica.

Dra. Selma da Costa Silva Merenlender é reumatologista, diretora do Centro Multidisciplinar Fluminense. CRM 52-48425-2

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "É possível tratar as varizes apenas com medicamentos?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.