Dor nas pernas: os sintomas das varizes podem ficar mais graves no calor?


  • +A
  • -A

O sistema circulatório conta com a ajuda de válvulas para neutralizar a força da gravidade e impedir o acúmulo de sangue em uma região do corpo. Quando esse mecanismo não funciona adequadamente, o sangue volta, dilata e deforma a veia, provocando o surgimento das varizes, que podem ser encontradas em todo corpo, mas são mais comuns nos membros inferiores.

O calor pode piorar os sintomas das varizes

 

As varizes não incomodam uma pessoa apenas por causa da aparência, mas também porque causa sofrimento e incômodo. “Os principais sintomas das varizes são dor, edema e vermelhidão. Outros sintomas também muito comuns são câimbras, peso nas pernas, dormências e fisgadas”, afirma o angiologista Bernardo Barros.

As mudanças de temperatura não passam despercebidas por quem tem varizes. As estações do ano fazem diferença na intensidade dos sintomas. “A temperatura tem influência direta e pode desencadear o início dos sintomas ou agravar bastante os sintomas leves e moderados”, explica o profissional. Durante o verão, por exemplo, as altas temperaturas e a umidade alta costumam exacerbar os sintomas.

Como é o tratamento de varizes?

 

Medidas como hidratação e exercício tem efeito benéfico comprovado no tratamento de varizes. O especialista recomenda também o consumo de medicamentos: “O uso de medicações flebotônicas e linfocinéticas são essenciais nos casos mais avançados e se mostraram excelentes também nos casos iniciais, desde pacientes com sintomas mas sem varizes, até pacientes com lesões avançadas.”

Barros também conta que fazer repouso com as pernas elevadas e tirar períodos de descanso entre as atividades também são atitudes eficazes. Já a drenagem linfática e o uso de meia elástica de compressão gradual podem ser usadas no tratamento, mas também produzem benefícios para quem quer se prevenir contra o problema.

Dr. Bernardo Cunha Senra Barros é angiologista e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ). CRM-RJ: 78472-9

TAGS
circulacao
dor-nas-pernas
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Dor nas pernas: os sintomas das varizes podem ficar mais graves no calor?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.