Diosmina: como age a substância que ajuda no tratamento de doenças venosas?


  • +A
  • -A

A insuficiência venosa crônica é o conjunto de alterações que podem surgir nos membros inferiores. Trata-se de uma doença, que como diz o nome, é crônica e provoca dor, inchaço, endurecimento da pele, alterações na pigmentação e até feridas de difícil cicatrização. O problema requer acompanhamento médico e tratamento, já que, se o quadro for grave, algumas de suas consequências podem se tornar irreversíveis.

“A causa para a doença está no mal funcionamento das válvulas venosas. O indivíduo pode já nascer com o problema, que vai se agravando ao longo dos anos, ou adquiri-lo, por sequela da trombose venosa profunda, acidentes ou traumas”, explica o angiologista Almar Bastos. As válvulas fazem parte do mecanismo utilizado pelo sistema circulatório para manter o fluxo sanguíneo. Sedentarismo, sobrepeso e trabalhar muito tempo sentado ou de pé também podem agravar a condição.

O uso de diosmina melhora o quadro clínico

O tratamento contra a insuficiência venosa crônica conta com um importante aliado, a diosmina. “Essa substância pertence ao grupo das drogas venotônicas ou flebotônicas e têm por finalidade ‘tonificar’ a parede da veia, diminuindo sua dilatação e, assim, melhorando o funcionamento das válvulas”, afirma o médico. Esse grupo também promove a reentrada de líquidos para a veia, diminuindo o inchaço e a sensação de dores e peso nas pernas.

Segundo Dr. Bastos, os venotônicos são a principal forma de tratamento medicamentoso da condição, mas alguns médicos podem indicar o uso de diuréticos leves para diminuir o inchaço das pernas. De forma não medicamentosa, o profissional recomenda o uso de meias elásticas que promovem tonificação mecânica do sistema venoso e melhoram a circulação do sangue.

Hábitos saudáveis ajudam na prevenção

Mas há ainda algumas modificações no estilo de vida que são importantes no combate à insuficiência venosa crônica, como diz o angiologista: “Mudanças de hábitos, como se manter dentro do peso adequado, praticar atividades físicas com regularidade e evitar permanecer sentado ou de pé por um tempo prolongado atuam tanto na melhora da doença como em sua prevenção.”

Dr. Almar Bastos é angiologista e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ). CRM: 458616-RJ

TAGS
circulacao
dor-nas-pernas
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Diosmina: como age a substância que ajuda no tratamento de doenças venosas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.